Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Casos de dengue dobram em uma semana em Minas; 35 mortes são investigadas

30/01/2024

Redação: João Henrique do Vale

Imagem: Fábio Marchetto / SES – MG

A dengue avança rapidamente por Minas Gerais. Em apenas uma semana, o número de casos confirmados da doença dobrou. As infecções saltaram de 11.490 para 23.389. Uma morte já foi confirmada para a enfermidade e outras 35 seguem sendo investigadas. Os dados foram atualizados nessa segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).

Já está em operação o Centro de Emergência de Arboviroses de Minas Gerais, que é coordenado pela Secretaria de Saúde. O grupo será responsável por monitorar e gerir a situação de emergência no estado devido ao avanço da dengue e da chikungunya. O decreto foi publicado no último sábado e vai vigorar pelo prazo de 180 dias.

No caso específico da dengue, o texto destaca que há predominância de infecções pelo sorotipo 1, mas já há também detecção de casos do sorotipo 3, que não circulava de forma epidêmica no Brasil há mais de 15 anos.

A publicação autoriza o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), a tomar medidas administrativas para conter casos de arboviroses, incluindo a aquisição de insumos e materiais e a contratação de serviços necessários ao atendimento da situação emergencial.