O Bloco da Esquina terá convidados especiais em seu cortejo de Carnaval, que ocorre neste domingo (2/3), em Belo Horizonte. Duca Leal, musa do Clube da Esquina, estará presente no desfile do coletivo carnavalesco, que se propõe a homenagear o grupo mineiro, todos os anos.
Além da presença de Leal, neste ano, o bloco homenageará as crianças, inspirado pela música “Bola de Meia, Bola de Gude”, de Milton Nascimento. O desfile ocorrerá a partir das 8h, na Via das Artes Andradas (avenida dos Andradas, número 3560, bairro Pompeia).
A presença de Duca Leal é simbólica: a escritora foi uma das musa do Clube da Esquina e inspirou canções como “Um girassol da cor de seu cabelo” e “Vento do Mato”. Haverá uma intervenção artística com crianças, entre elas, representantes das novas gerações da família Brant e filhos e filhas de músicos da banda e do bloco.
Bloco ganha instrumentos de sopro
Uma outra novidade para este ano é que a banda do Bloco da Esquina ganhou instrumentos de sopro. No vocal, a cantora Lívia Itaboray se une a Bárbara Barcellos, e a bateria “Fé Cega, Faca Amolada” terá a presença dos tambores mineiros, conduzidos por Analu Braga. O coral “Vozes da Esquina” se apresentará sob a regência de Bárbara Barcellos.
O tema do cortejo propõe uma reflexão sobre a força que pulsa dentro das crianças e que inspira os seres humanos a sonharem, criarem e resistirem. O objetivo é transformar o desfile em um grande quintal de imaginação e liberdade, em que a música ecoa como um chamado à proteção da infância e seus direitos.
“Escolhemos esse tema porque acreditamos que a infância é a essência da criatividade, da liberdade e do sonho. Em tempos de tantas incertezas, queremos lembrar a todos que a alegria e a imaginação são forças transformadoras, que nos acompanham desde pequenos e nos ajudam a construir um futuro melhor”, explicou o fundador do bloco, Renato Muringa.
Cortejo Bloco da Esquina
Data: 2 de março
Horário da concentração: 8h
Local: Via das Artes Andradas | Avenida dos Andradas, 3560 – Pompeia