Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

BH é a 3ª melhor capital do país em indicadores sociais, aponta estudo

01/04/2024

Redação: Prefeitura de Belo Horizonte

Imagem: Qu4rto Studio/Divulgação

Belo Horizonte está entre as três capitais com os menores índices de desigualdade do Brasil e é a melhor colocada do Sudeste, indica estudo divulgado no fim de março (26), pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS). De acordo com o levantamento, a capital mineira obteve 615 pontos. O resultado levou em consideração a soma de pontos distribuídos em 40 indicadores. Foram avaliados dados como renda, educação, saúde, saneamento e segurança pública.

A expectativa média de vida de 72 anos dos moradores de Belo Horizonte foi um dos destaques. Nesse quesito, a capital mineira figurou em 1º lugar ao lado de Porto Alegre (RS). BH também obteve a 1ª colocação no índice de acesso à internet nas escolas do ensino fundamental, com 100% de alcance.

Outros destaques foram cobertura de vacinas, com 73,2% (2º lugar); o percentual da população atendida com esgotamento sanitário, com 93,98% de cobertura (3º lugar); tratamento de esgotos, com 89,9% (3º lugar); e taxa de gravidez na adolescência, 7,1% (3º lugar).

Mapa da Desigualdade

Elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis – ICS, o Mapa comparou dados e indicadores de 26 capitais do país, exceto Brasília, que não aparece no estudo. Os indicadores do estudo são baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.