A forte demanda por jogos digitais tem feito empresas do segmento de eletrônicos se destacarem. Uma delas é a KaBuM!, pioneira no comércio de eletrônicos de hardwares, dispositivos e computadores. O Conecta Mente dessa segunda–feira (3/2) conversou com o head de Marketing, Branding e Comunicação da empresa, Bruno Chamas.
O convidado falou sobre os segredos e desafios da KaBuM!, que está no mercado há 21 anos e consolidou–se como uma das pioneiras do e–commerce. “Quando nem se falava em varejo on-line no Brasil, a KaBuM! já estava presente”, declarou Chamas.
“E bom, passou por grandes revoluções, crescimentos, crises, e a resiliência foi cada vez mais forte. Hoje, a gente é o maior e–commerce de produtos de tecnologia e produtos gamers da América Latina, de fato, os nossos números provam um pouco sobre isso. E é o grande destino de uma comunidade apaixonada”, completou.
Com a competição do mercado, o KaBuM! sai na frente por ser uma empresa de e–commerce e estar sempre “aberta” e presente. “É a marca preferida dos gamers em produtos de tecnologia. As pessoas querem comprar hardware, uma Alexa às vezes, um headset novo, um teclado”, disse o head de Marketing.
“A gente tem esse share of mind muito forte como destino dessas pessoas, por quê? O KaBuM! sempre esteve presente desde o começo. E queira ou não, a nossa comunicação, nosso trabalho de marketing é um trabalho de comunidade. Nós somos um nicho”, afirmou Bruno.
Aproveitando-se da comunidade criada, a empresa está apostando no hub de publicidade para anunciantes. “A parte de retail media é a grande moda do marketing digital atual, de alguma forma. Como a gente tem um público específico e tem meses que nós chegamos a 40 milhões de clientes visitando o nosso site, como remunerar isso de alguma forma?”.
“Então, o KaBuM! Ads nasce para atender a indústria. Fornecedores que já vendem no nosso site e que queiram ter uma prioridade em publicidade, falar de igual para igual com as suas peças de comunicação”, explicou Bruno Chamas.
O head de Marketing falou sobre a linguagem utilizada pelo KaBuM! com a comunidade gamer, explicando que o processo começa internamente. “Se eu vou contratar uma pessoa que vai cuidar do conteúdo das nossas redes sociais, ela precisa ser da comunidade, ser gamer, entender sobre hardware”.
“Isso acaba sendo natural, por quê? A gente tem uma persona, que é o Ninja, então nós colocamos essa voz nele como se fosse um especialista da comunidade. Isso é uma parte do nosso conteúdo e parte de como ouvimos constantemente a comunidade. A gente sempre faz as nossas ofertas semanais, diárias, enfim”.
Segundo Chamas, o KaBuM! não mede suas estratégias de marketing com base em dados relacionados à idade. “A gente fala a linguagem do game, da tecnologia. Então nós, como um e–commerce especialista, neada melhor do que falar das melhores possibilidades para você fazer o upgrade no computador, até o melhor celular para você jogar”.
“Então a gente sempre usa a linguagem do game, da tecnologia, porque ela é universal e é independente de idade”, completou Bruno.
O head de Marketing da empresa também contou como é a relação do KaBuM! com o uso da Inteligência Artificial. “É uma coisa de realidade, de fato, a gente já usa bastante aqui, e ela acelera muito a aprendizagem das coisas, e aprende”.
“A gente lançou, há um ano, uma plataforma no nosso site que chama Monte o Seu PC, em que você às vezes é leigo ou precisa de alguma ajuda para montar um computador peça a peça, consegue começando a selecionar pelo processador, e com isso a plataforma indica quais sã as placas mães compatíveis, as memórias, de acordo com a sua seleção”.
Bruno Chamas falou sobre o relacionamento da empresa com influenciadores digitais do meio gamer, bem como a relação com alguns jogadores de futebol adeptos do estilo de vida. Além disso, o head de Marketing também contou sobre a presença do KaBuM no mercado de e–sports, e outros assuntos mais.
A entrevista na íntegra já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça abaixo: