Uma das atrizes britânicas mais bem-sucedidas do cinema, teatro e televisão, Dame Maggie Smith morreu nesta sexta-feira (27), aos 89 anos de idade. A notícia foi confirmada pelos filhos da atriz Chris Larkin e Toby Stephens em um comunicado divulgado pelo jornal Guardian Series. A causa da morte não foi revelada.
“Ela faleceu pacificamente no hospital. Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó”, destacou o comunicado.
Maggie Smith se tornou muito conhecida por interpretar a personagem Violet Crawley na série de TV e nos dois filmes subsequentes de “Downton Abbey” e como a Professora Minerva McGonagall na série de filmes Harry Potter.
Carreira de sucesso de Maggie Smith
Nascida em 28 de dezembro de 1934 em Ilford, Inglatera, Maggie Smith começou sua carreira no teatro no início dos anos 1950. Anos depois já era reconhecida por sua brilhante atuação pelo National Theatre de Londres e pela Royal Shakeaspeare Company. Maggie levou o Prêmio Tony Award de Melhor Atriz pela peça ‘Lettice and Lovage’, tendo sido indicada outras duas vezes.
A primeira indicação ao Oscar foi em 1965 pelo longa “Ottelo” e em 1969 recebeu sua primeira estatueta pelo filme “A Primavera de uma Solteirona”. Já o segundo Oscar da carreira foi em 1978, por sua atuação no filme “California Suite”.
Maggie Smith também acumulou em sua carreira dois prêmios BAFTA (British Academy Film Awards), considerado o Oscar britânico. O primeiro foi 1985 por “Uma Janela para o Amor” e o segundo nos anos 2000 pelo longa “Chá com Mussolini”.
Considerada uma das atrizes britânicas mais bem sucedidas da história, Maggie Smith também conquistou fãs ao redor do mundo por suas atuações em sucessos como “Viagens com a Minha Tia”, “Mudança de Hábito”, “Assassinato em Gosford Park” e “Downton Abbey”.
Em 2001, a atriz conquistou o público mais jovem, quando estrelou no elenco da franquia Harry Potter, dando a vida a professora Minerva McGonagall.