A movimentação do comércio varejista da capital às vésperas do Dia dos Namorados tem sido positiva na perspectiva dos lojistas. De acordo com sondagem realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, 60% dos comerciantes afirmam que as vendas estão atendendo às expectativas para a data. A proximidade da celebração com o 5º dia útil está favorecendo o pagamento à vista. Até o momento, 44% dos consumidores têm optado por essa modalidade. Na outra ponta, 56% dos clientes optaram em parcelar o valor das compras no cartão de crédito, em uma média de três prestações. Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, as expectativas são boas para o período, especialmente nos próximos dias, quando a maioria das pessoas deve ir às compras.
Confirmando a pesquisa de intenção dos consumidores, realizada no fim do mês de maio, roupas e calçados estão sendo os produtos mais vendidos (53%). Os itens de decoração e acessórios representam 24% das vendas, e também foram as principais opções de presentes apontadas pelos consumidores. Cosméticos, flores e chocolates ocupam 18% das vendas, até o momento.
“Os resultados sobre a movimentação parcial no comércio de Belo Horizonte apontam que a data comemorativa já está influenciando nas vendas. Nossa sugestão para os empresários, é que utilizem de ações promocionais para atrair e fidelizar o maior número de clientes. As expectativas são boas para o período, especialmente nos próximos dias, quando a maioria deve ir às compras. Certamente a data irá estimular a economia do varejo na capital”, analisa o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.