Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Velha Guarda do Samba de BH comemora o dia nacional do ritmo com apresentação, neste sábado (02)

01/12/2023

Redação: Kellen Lanna

Imagem: Raphaella Dias | UFMG

Para celebrar o Dia Nacional do Samba, comemorado no dia 02 de dezembro, artistas da Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte vão se apresentar no próximo sábado (02), a partir das 13h, no Centro Cultural da UFMG. A entrada é gratuita. Além da tradicional roda de samba, o público poderá conferir peças de parte do acervo da exposição “Museu do Samba Mineiro” e a feira de comidas afro-mineiras. O grupo é formado por sambistas da Velha Guarda de diversas regionais de Belo Horizonte.

O evento é idealizado pelo sambista Carlinhos Visual, da Associação da Velha Guarda da Faculdade do Samba de Belo Horizonte. Segundo Carlinhos, “o encontro tem o objetivo de celebrar uma das manifestações culturais mais populares do país, que é herança da cultura africana”.

Em atividades a mais de 25 anos, a Associação do Samba de BH proporciona encontros musicais que se tornam uma ótima oportunidade para prestigiar grandes nomes da Velha Guarda do samba mineiro, além de ser uma viagem pela história do samba nacional e regional.

Grandes nomes passaram pela Associação do Samba como Jadir Ambrósio (criador do hino do Cruzeiro), Ronaldo Brasil, Dona Lucia, Dona Eliza, Clélia dos Santos, Tia Elza, Raquel Seneias, Lagoinha, Mestre Conga, Ed Nunes, o senhor Juarez Araújo e o saudoso Mestre Mandruvá.

O Dia Nacional do Samba é comemorado anualmente no dia 02 de dezembro, por iniciativa do vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear o sambista mineiro Ary Barroso, que nesta mesma data, visitou pela primeira vez, a cidade de Salvador, em 1940.