No mês em que completa 167 anos, a região do Barreiro ganha um importante equipamento para a profissionalização e o desenvolvimento dos empresários, a Casa do Empreendedor. Localizado no Via Shopping, o espaço tem a perspectiva de se tornar um polo de apoio ao empreendedor local para a geração de conhecimento e de oportunidades, fomentando o desenvolvimento econômico e a empregabilidade na região. A inauguração será nesta terça-feira, dia 23, às 10 horas. O espaço também será aberto aos empresários de outras regiões da cidade que desejam buscar aprimoramento profissional.
A Casa do Empreendedor é derivada do projeto Café Empresarial, nascido em 2015 e que tinha como foco promover conteúdo de aprendizado prático para os empresários e tem como mantenedores a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o Sebrae Minas, o Centro Universitário UNA, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e o Grupo LGN, acionista do Via Shopping. O espaço conta com duas salas de capacitação para 45 pessoas cada.
“Os micro e pequenos negócios são a grande força da economia nacional e um dos principais geradores de emprego e renda no país. Em Belo Horizonte e Região Metropolitana são mais de meio milhão de microempreendedores em atividade. Oferecer apoio e capacitação a esses profissionais é essencial para um desenvolvimento sustentável da nossa economia”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
De acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita Federal e com levantamento de campo, a taxa de mortalidade das micro empresas é de 29% nos dois primeiros anos. “Identificamos que a dificuldade de sobrevida das empresas está atrelada ao desconhecimento em gestão. Muitas vezes um empreendedor tem conhecimento prático em uma área, mas falta preparo em temas essenciais como precificação, controle financeiro, gestão de estoque e gestão de pessoas, por exemplo, e isso faz com que o negócio não perdure”, afirma o CEO da WSC Contabilidade, Rodrigo Cézar Marques.
Oficinas inaugurais
Para a inauguração da Casa do Empreendedor serão realizadas oficinas de música e literatura, por meio do projeto “Música na Árvore”, iniciativa que teve três edições em Viçosa (MG) e em Belo Horizonte, em julho, e tem como foco promover e estimular a regionalização da produção cultural e artística.
As atividades serão realizadas nos seguintes horários:
9 horas – Oficina Literária – A obra de Fernando Sabino, com Marcos Catarina
Oficina de Poesia e Criação Literária com aprendizado e discussões sobre os aspectos técnicos da poesia, desenvolvimento e criação por meio da produção de textos. A oficina literária terá ainda aulas de expressão corporal, dicção, interpretação, história das artes, sociedade, movimentos culturais e trocas de experiências com profissionais convidados.
9 horas – Feira dos Expositores – CDL/BH
Exposição e comercialização de 20 microempreendedores individuais com produtos variados como artigos de moda, acessórios, artesanato, decoração, beleza e gastronomia.
11 horas – Oficina de Música – Musicalização básica, com Luciano Soares
A ideia da oficina é promover a interação da sociedade com a música, promovendo acesso às manifestações musicais da nossa cultura, associando a teoria ao cotidiano das pessoas, trabalhando a diversidade e relacionando com os temas de teoria musical. Através de audição e exemplos práticos serão inseridos conceitos de teoria musical de forma lúdica e prática.
14 horas – Showcase com Will Motta
Apresentação musical com piano, baixo e bateria e bate papo com a plateia.
Todas as atividades terão tradutor intérprete de Libras, acessibilidade adequada para idosos e pessoas com mobilidade reduzida