O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 foi prorrogado. A Receita Federal determinou que as declarações podem ser entregues até o dia 31 de maio. Inicialmente a data final era até 29 de abril. A instrução normativa foi publicada na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União.
Os prazos relativos à declaração do IR das pessoas que saíram do Brasil e da declaração de espólio também foram prorrogados para o fim de maio. Já as restituições continuam seguindo o cronograma anterior, sem alteração.
Agora será necessário que o contribuinte que tiver imposto a pagar e quiser colocar a 1ª parcela ou a quota única em débito automático no banco envia a declaração do IR 2022 até o dia 10 de maio, e não mais até o dia 10 de abril. Para os documentos entregues após a data limite, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF.
Segundo informou a Receita, a prorrogação dos prazos tem o objetivo de “mitigar eventuais efeitos decorrentes da pandemia de Covid-19, que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados”.