As restituições do primeiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021, relativo ao ano-base 2020, começaram a ser pagas nesta segunda-feira (31) pela Receita Federal.
Nesta fase, R$ 6 bilhões serão depositados para 34 milhões de contribuintes. De acordo com o órgão, esse é o maior lote já pago, tanto em valor quanto em quantidade de pessoas.
A consulta pode ser realizada pelo site ou aplicativo da Receita Federal. Ao consultar estes meios, é possível também saber se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição.
Idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos e contribuintes que possuem alguma deficiência física ou mental têm prioridade legal no recebimento das restituições do primeiro lote.
Outros prazos também terminam hoje
Termina nesta segunda-feira o prazo para o contribuinte, que é obrigado a realizar a entrega, declarar o Imposto de Renda deste ano, sem que seja multado. A Receita Federal espera que seja entregue um total de 32.619.749 declarações em 2021. Inicialmente, o prazo iria até o final de abril, porém, devido à pandemia do coronavírus, o governo estendeu a data final de entrega para maio.
Os Microempreendedores individuais (MEIs) têm até hoje para entregarem a Declaração Anual do Simples Nacional. Vale lembrar que é uma declaração diferente da do Imposto de Renda. O documento deve ser entregue pela Página da Receita Federal. O MEI que não informar seus rendimentos de 2020 está sujeito à multa de no mínimo R$ 50 ou de 2% ao mês, limitada a 20% sobre o valor total dos tributos declarados. A declaração deste documento não acarreta cobrança adicional pois o imposto já é pago mensalmente.