Programação cultural e informação na medida certa: esses são os dois pilares que a Rádio CDL FM tem seguido ao longo de seus 18 anos de existência, completados nesta quinta–feira (5/2). Ao atingir a “maioridade”, a emissora reafirma o seu compromisso de ser uma rádio cada vez mais agradável e educativa para o público da Grande BH enquanto ocupa o ranking das 10 mais ouvidas da capital mineira.
A rádio de programação leve e curadoria voltada para o pop e para a MPB nasceu para ser um braço cultural e de comunicação da CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte). Com o passar dos anos, a 102,9 FM caiu no gosto do público e ganhou vida própria, tornando–se independente da instituição.
“Quando nós assumimos a CDL/BH, que é um grupo que veio da CDL Jovem, a gente estava mexendo numa documentação e vimos que tinha uma concessão de rádio já aprovada mas que estava parada com um prazo de vencimento. Então, eu chamei o José Ângelo de Melo, que era o vice–presidente na época, para ver o que poderia ser feito, pois não podíamos perder uma oportunidade dessa”, conta João Victor Renault, presidente da emissora.
Junção ao Grupo Bel
Foi então que nasceu a parceria com o Grupo Bel, holding de telecomunicação fundada por Marco Aurélio Carneiro, que proporcionou que a Rádio CDL FM pudesse se estruturar e ir ao ar. “Nós imaginamos que, como é uma rádio educativa, ela seria um braço da CDL/BH”, diz Renault.
“E ela acabou tendo, até mesmo porque, como é uma fundação, uma vida própria independente da CDL/BH”, completa.
Programação da Rádio CDL FM
A atual programação da emissora oferece ao público programas que combinam música, informações culturais e participação dos ouvintes. Um dos destaques é o Café com Rock, transmitido nas quartas–feiras e sábados, que combina o melhor do rock and roll com informações sobre esse universo, apresentado por Paulo Cesar “PC” Toledo.
Às segundas–feiras, Fernando Cardoso e Paulo Leite estão à frente do Conecta Mente, programa de entrevistas com empreendedores nacionais para falar de inovação e tendências do varejo. E tem também O Conexão CDL FM, apresentado por Robert Andare, com as últimas notícias da manhã, novidades do mundo cultural e a melhor playlist de BH.
Confira a lista completa de programas:
- O novo sempre vem: domingos, de 18h às 20h;
- Conecta Mente: segundas–feiras, de 20h às 20h30;
- Confraria especial: segunda e sexta–feira, de 8h às 10h; sábados, de 15h às 18h e de 21h a 0h; domingos, de 9h às 12h e de 15h às 18h;
- Rádio Café: segunda a sexta–feira, de 6h às 8h;
- Conexão CDL FM: segunda a sexta–feira, de 10h às 14h;
- De Carona: segunda a sexta–feira, de 17h às 19h;
- Old is Cool: segunda a sexta–feira e aos domingos, de 23h a 0h;
- Sextou com Fabiana Arreguy: sextas–feiras, de 18h às 19h;
- Café com Rock: quartas–feiras, de 21h às 23h; e sábados, de 10h às 21h;
- Old is Cool: sábados e domingos, de 6h às 8h;
- Hora Brasil: sábados e domingos, de 8h às 9h.
“A ideia é sempre não ser uma rádio cansativa. Graças a Deus a gente tem uma rádio muito bem aceita pelo público de Belo Horizonte. Então nós conseguimos fazer uma programação cultural e informação na medida certa, quer dizer, é uma rádio que não é cansativa, mas que traz informação e cultura para os nossos ouvintes”, afirma João Victor.
‘Caminho muito gratificante’
Em toda a Grande BH, a Rádio CDL FM atinge um público base de 30 e 50 anos formado por aqueles que gostam de curtir música pop e MPB. A ideia para os próximos meses, segundo o presidente, é oferecer ainda mais qualidade para esses ouvintes. “A gente agora está entrando com um novo transmissor com potência maior e com qualidade melhor de som”, conta Renault.
Após 18 anos no ar, o presidente da CDL FM destaca os aprendizados feitos ao longo dessa trajetória. “Não foi um caminho fácil, mas foi um caminho muito gratificante. A rádio é um veículo maravilhoso e que atinge uma população muito grande. Apesar de todas essas evoluções tecnológicas, a rádio continua sendo um instrumento de comunicação muito ouvido e muito respeitado”.
