Carajillo, o drinque feito de café expresso e Licor 43, que foi meu assunto há algumas semanas, tem uma história muito interessante. A palavra “carajillo” está associada à coragem e passou a ser nome do drinque por causa dos soldados espanhóis que lutaram contra os Estados Unidos na guerra da Independência de Cuba, em 1898.
Os soldados tomavam café nas trincheiras para se manterem acordados, mas acrescentavam o Licor 43, clássico de sua terra, para lhes dar coragem. E assim, como uma palavra de ordem dada uns aos outros, ao invés de dizer “toma coragem”, diziam “toma carajillo!”.
E assim, o coquetel simples que voltou à cena com tudo em 2020, virou sinônimo de força, ânimo e coragem. A receita é bem simples: basta juntar na proporção de um para um café expresso, Licor 43 e bastante gelo. Mexe bem numa coqueteleira e pronto! Entorne apenas o líquido, deixando as pedras de gelo, em um copo baixo de boca larga e se delicie.
Caso queira dar um toque especial, jogue uma pitada de flor de sal na superfície. Mas fica esperto porque o preço do Licor 43 não é baixo, portanto, não é um drinque para grandes grupos. Melhor reservá-lo para tomar entre poucos.