16/02/2024
Redação: João Henrique do Vale
Imagem: Sind-Rede / Divulgação
Os professores concursados da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte decidiram continuar a paralisação da categoria. A greve foi determinada no início deste mês. Os educadores estão em negociação com a prefeitura para o reajuste salarial.
“Mantendo o mesmo índice de recomposição salarial de 8,04%, dividido em três parcelas, sendo a última paga só em janeiro de 2025 e a redução na contagem de tempo para progressão por mérito, de 3 para 2 anos, mas apenas aos servidores que já estão acima do nível 20 da carreira”, informou.
Uma nova assembleia geral foi marcada para 20 de fevereiro.
O que diz a PBH?
Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirmou que respeita o direito à livre manifestação e espera que a categoria se una às demais carreiras municipais, que já aprovaram o reajuste de 8,04%. “O índice recompõe mais de 100% da inflação estimada entre janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2023 e representa o limite orçamentário para despesas dessa natureza e qualquer outra proposta extrapola as finanças municipais”, afirmou.
Disse, ainda, que o Município sempre esteve aberto ao diálogo e realizou, de 2023 até agora, 25 reuniões somente com o sindicato que representa a Educação. “Durante as negociações, a categoria recusou todas as propostas apresentadas”, ressaltou.