28/03/2024
Redação: Prefeitura de Belo Horizonte
Imagem: Amira Hissa/PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte irá garantir assistência às pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika durante todo feriado prolongado. Nesta quinta-feira (28), ponto facultativo, todos os centros de saúde da capital funcionarão das 7h às 17h para atender a população. Especificamente as unidades Efigênia Murta de Figueiredo (Nordeste), João Pinheiro (Noroeste), Confisco (Pampulha) e Rio Branco (Venda Nova) manterão o horário estendido, com funcionamento das 7h às 22h. Nessa data haverá aplicação de vacinas em todos os 152 equipamentos, das 8h às 17h.
Confira as unidades e os horários de funcionamento:
Barreiro
Centro de Saúde Francisco Gomes Barbosa/ Tirol: das 7h às 19h
Centro-Sul
Centro de Saúde Carlos Chagas: das 7h às 19h
Leste
Centro de Saúde Vera Cruz: das 7h às 19h
Centro de Saúde São Paulo: das 7h às 19h
Centro de Saúde Conjunto Paulo VI: das 7h às 19h
Norte
Centro de Saúde Aarão Reis: das 7h às 19h
Centro de Saúde Floramar: das 7h às 19h
Pampulha
Centro de Saúde Santa Terezinha: das 7 às 19h
Venda Nova
Centro de Saúde Jardim Europa: das 7h às 19h
Centro de Saúde Serra Verde: das 7h às 19h
Centro de Saúde Rio Branco: das 7h às 22h
Os endereços de todos os centros de saúde podem ser verificados no portal da Prefeitura. Cabe reforçar que o cenário epidemiológico e assistencial da cidade é monitorado diariamente e as estratégias podem mudar sempre que necessário. Considerando uma redução na busca por cuidados médicos em centros de saúde durante os finais de semana, o quantitativo de unidades abertas será mantido, neste momento. Nos dias 16 e 17 de março, por exemplo, foram assistidas 2.722 pessoas nessas unidades. Já em 23 e 24 de março outros 2.371 pacientes foram atendidos nas unidades. Uma diminuição de cerca de 12% na demanda.
Assistência em outras unidades
Além dos centros de saúde, as nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão diariamente, por 24 horas. A Prefeitura também mantém o funcionamento de dois hospitais temporários, nas regionais Oeste e Venda Nova, e de um hospital de campanha, na regional Norte.
Também estão funcionando, durante 24 horas, três Unidades de Reposição Volêmica (URVs), que recebem exclusivamente os usuários encaminhados de centros de saúde, CAAs e UPAs, e que precisam de hidratação venosa e assistência contínua. Há também uma URV no Hospital Júlia Kubitschek, no Barreiro, e outra no Hospital Infantil João Paulo II, na Centro-Sul, que foram abertas em parceria com a Fhemig e atendem os usuários durante 24 horas.
Os endereços desses locais também podem ser verificados no portal da PBH: prefeitura.pbh.gov.br