A Orquestra Sinfônica vai se apresentar gratuitamente nesta quinta–feira (27/2), no Carnaval de Belo Horizonte, com a participação especial de Toninho Geraes. O concerto Sinfônica Pop: Abertura do Carnaval da Liberdade misturará música erudita, MPB e as tradicionais canções carnavalescas.
Sob a direção da regente titular Ligia Amadio, a apresentação ocorrerá também com outros artistas convidados, como Adriana Araújo, Aline Calixto e Fabinho do Terreiro. O concerto fará uma celebração da festividade, com grandes composições do samba sendo tocadas em orquestra sinfônica.
Composições de Toninho Geraes, Paulinho Rezende, Moacyr Luz e outros importantes nomes da música brasileira farão parte da apresentação. O concerto será no cruzamento das avenidas Brasil e Bernardo Monteiro, no bairro Funcionários, a partir das 20h. Não é necessário retirar ingressos.
‘Recebendo flores em vida’, se emociona Toninho
“Me sinto imensamente honrado por essas ‘flores em vida’ que estou recebendo na minha terra. É muito prazeroso para mim, que sou um artista popular, cantar minhas canções com arranjos tão bem elaborados e orquestradas. Como dizia Mestre Marçal: ‘Eu sei bem que mereço, mas não esperava tanto”, disse Toninho Geraes sobre o convite para participar da apresentação.
A Abertura do Carnaval da Liberdade também trará a presença de Dona Eliza, uma das pioneiras do samba em Minas Gerais. O espetáculo unirá tradição carnavalesca com a sofisticação da música erudita e a energia da MPB.
O Sinfônica Pop é realizado pelo Ministério da Cultura, pelo Governo de Minas Gerais, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e pela Fundação Clóvis Salgado. A iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Toninho Geraes é um cancioneiro nascido em Belo Horizonte e possui mais de 250 músicas gravadas. Uma de suas obras mais emblemáticas é “Mulheres”, que já foi interpretada por Martinho da Vila, Emílio Santiago, Simone, Chitãozinho e Xororó e Zeca do Trombone.
A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais é considerada uma das mais ativas do país, atuando com o objetivo de difundir a música erudita por meio de óperas, balés, concertos e apresentações ao ar livre. Criada em 1976, a orquestra foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Minas Gerais.
Sinfônica Pop: Abertura do Carnaval da Liberdade
Data: 27 de fevereiro
Horário: 20h
Local: avenida Brasil com a avenida Bernardo Monteiro, Funcionários
Classificação: 10 anos
Entrada gratuita