O cinema brasileiro viveu uma noite histórica nesse domingo (11/1), no Globo de Ouro, realizado em Los Angeles (EUA). O filme “O Agente Secreto” venceu duas das principais categorias da cerimônia: Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama para Wagner Moura.
O longa–metragem brasileiro também concorria a Melhor Filme de Drama, principal categoria da noite, mas perdeu para “Hamnet”. Ainda assim, o Brasil se consolidou como um dos grandes destaques da premiação.
O anúncio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi feito pelos atores Orlando Bloom e Minnie Driver. Ao revelar o ganhador, Driver saudou o público brasileiro com um “parabéns” em português. Na categoria, o filme de Kleber Mendonça Filho venceu “Valor Sentimental”, “Sirât”, “A Única Saída” e outros títulos.
Ao receber o troféu, o diretor saudou o Brasil com um “alô”, agradeceu à distribuidora brasileira Vitrine Filmes, à produtora e companheira Emilie, à equipe e ao elenco. “Obrigado, Wagner Moura. As melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”, disse o diretor.
A vitória do Globo de Ouro coroou um percurso internacional iniciado no Festival de Cannes, em que o filme estreou concorrendo à Palma de Ouro. Na ocasião, uma apresentação de frevo tomou conta da Avenida Croisette e se tornou um dos momentos mais comentados da edição.
Primeiro brasileiro a vencer Melhor Ator
Wagner Moura fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama. Durante o recebimento do prêmio, o artista finalizou seu discurso falando em português. “Viva a cultura brasileira”, comemorou o baiano. Ele também destacou sua parceria com Kleber Mendonça Filho, a quem chamou de “gênio”.
Enjoying this winning moment with Wagner Moura – our Best Male Actor – Motion Picture – Drama winner for The Secret Agent! #GoldenGlobes pic.twitter.com/KtpLbsLrhY
— Golden Globes (@goldenglobes) January 12, 2026
Moura concorria com Dwayne Johnson (“Coração de Lutador: The Smashing Machine”), Michael B. Jordan (“Pecadores”), Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve–me do Desconhecido”), Joel Edgerton (“Sonhos de Trem”) e Oscar Isaac (“Frankestein”).
A vitória de “O Agente Secreto” na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa no Globo de Ouro ocorre 27 anos após “Central do Brasil” conquistar o mesmo feito, em 1999. No ano passado, Fernanda Torres ganhou a categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por “Ainda Estou Aqui”.
Entre os demais vencedores desta edição do Globo de Ouro estão Paul Thomas Anderson por Melhor Direção em “Uma Batalha Após a Outra”, e Melhor Ator em Filme de Musical ou Comédia para Timothée Chalamet, por seu trabalho em “Marty Supreme”.
Na televisão, a série “Adolescência” levou dois prêmios de atuação: Melhor Ator Coadjuvante em Série para Owen Cooper e Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão para Stephem Graham.
Com Agência Brasil
