Com a opção de consumo de cerveja sem álcool já introjetada na população mundial, o foco das campanhas de marketing em cima da bebida começa a mudar.
Quem puxa o carro é a Heineken, que acaba de lançar três filmes publicitários, produzidos em Barcelona, para retirar a cerveja zero álcool da categoria de restrições. Até agora, as versões zero álcool de qualquer bebida originalmente alcoólica, vinham sendo focadas nas pessoas que por alguma restrição não podem beber, como gestantes, pessoas com alguma enfermidade, motoristas da vez e até quem deseja perder peso.
Com a sua nova campanha, a Heineken direciona o consumo de bebidas sem álcool às pessoas que simplesmente não querem consumi-las por vontade própria, sem nenhum motivo restritivo. Isso não foi uma decisão aleatória da companhia holandesa: a publicidade é baseada em um estudo feito pela Heineken em parceria com o professor da universidade de Oxford, que aponta para a pressão social sofrida por aqueles consumidores que não desejam consumir álcool. Para não se sentirem excluídos, principalmente os jovens da Geração Z, alegam problemas de saúde, restrições alimentares ou princípios religiosos para justificar a sua opção.
Sendo assim, a campanha da Heineken foi batizada de “Zero Reasons Needed” e o slogan adotado é “Sabor de Heineken, zero álcool, agora você pode” além dos vídeos que serão exibidos em TV e mídias digitais, a campanha vai contar com ativações em pontos de venda e ações com influenciadores