A Escola Estadual Afonso Pena, em Belo Horizonte, receberá a décima edição da mostra de arquitetura Modernos Eternos BH, entre 24 de junho e 20 de julho. A exposição se estenderá ao casarão tombado onde hoje funciona a Casa Una Anima Lab, construída em 1913, ao lado da instituição de ensino.
Nesta edição comemorativa de 10 anos, o evento reafirma seu compromisso de valorizar e ressignificar edifícios incônicos da capital mineira. Serão mais de 45 ambientes que apresentarão um mix&match de peças vintages, antigas e contemporâneas para apresentar as últimas tendências do setor.
A mostra também será o ponto de partida para a restauração completa do prédio, prevista para o segundo semestre deste ano. Localizado na avenida João Pinheiro, número 450, bairro Boa Viagem, o edifício é um dos marcos arquitetônicos e educacionais de Belo Horizonte.
Programação com palestras e exposições
Os ambientes da mostra serão assinados por grandes nomes da Arquitetura e Design, que apresentarão as últimas tendências do setor. A Modernos Eternos BH também trará uma extensa programação com palestras, exposições, oficinas e apresentações artísticas a partirde temas como história, decoração e moda.
Ao lado da Escola Afonso Pena, a Casa Una Anima Lab também receberá a 10ª edição a mostra, recebendo mais ambientes e criando um circuito interligado. Localizado na Rua dos Aimorés, número 1451, o imóvel foi construído em 1913 para ser a casa de Afonso Pena Jr.

“A Modernos Eternos BH assumiu o propósito de convidar a cidade a redescobrir e vivenciar seu patrimônio histórico, e ao lado do que há de mais contemporâneo”, disse a realizadora do evento, Josette Davis.
“Este ano, além de celebrarmos 10 edições, temos a honra de ocupar a Escola Estadual Afonso Pena em um momento especial, marcando sua renovação por meio de melhorias estruturais, de acessibilidade e conforto para a comunidade escolar, trazendo luz à sua trajetória”.
Sobre o prédio da escola
Inaugurado em 1897, mesma data da fundação de BH, o prédio que abriga a escola é um dos edifícios mais antigos da capital, originalmente projetada dentro do plano de urbanização de Aarão Reis. Possui detalhes ornamentais marcantes e uma estrutura que manteve sua imponência ao longo do tempo.
A arquitetura do local segue um estilo eclético, mixando influências neoclássicas com ares de modernidade e referência às cidades europeias da época. A escola, por sua vez, foi idealizada para ser um marco de qualidade e receber a elite intelectual e social de Belo Horizonte.
Ao longo de sua trajetória, acolheu importantes personagens da história mineira e brasileira, transformando-se em um polo de produção cultural e educativa. Estudantes como Drs Aluísio Clemente Lima e Gilberto Clemente Faria, Guimarães Rosa, Dr. Luis Adelmo Lodi e Fernando Sabino estudaram na instituição.
Modernos Eternos BH 2025
Data: 24 de junho a 20 de julho
Local: Escola Estadual Afonso Pena | Avenida João Pinheiro, 450, Boa Viagem / Casa Una Anima Lab | Rua dos Aimorés, 1451 – Lourdes