O Minas Trend, realizado de 2 a 4 de novembro, terá uma extensa programação de palestras gratuitas além do salão de negócios. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), patrocinadora do evento, irá promover 11 palestras na Sala CDL/BH com temas que vão desde economia criativa ao metaverso. A entrada é gratuita e os ingressos já estão disponíveis.
“Somos uma potência do setor. A moda emprega milhares de pessoas, promove geração de renda, inserção social, cultural e leva os nomes de Minas e Belo Horizonte aos quatro cantos do mundo. Somente no último ano, o estado exportou quase US$ 215 milhões. Boa parte dos associados da CDL/BH é do setor de vestuário, o que nos faz estar sempre em busca de soluções para o crescimento sustentável desses empreendimentos”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Confira abaixo a programação completa das palestras:
2 de novembro
Metaversos: os caminhos contemporâneos da moda – 14h30
Quais são as ações, experimentos e entradas da moda dentro deste novo universo? Quais as primeiras conclusões que podemos ter dessas ações? O que estamos aprendendo? E, o mais importante, como e por que minha marca deve entrar nesse universo?
Palestrante: Marcelo Vianna – Pesquisador Tendere para Design Estratégico e Cenários Futuros, Universidade Vale dos Sinos (UNISINOS).
Ingressos: https://bit.ly/3fdXJSB
Top Trends National Retail Federation (NRF) 2022 – 16h30
As principais tendências apresentadas pela maior feira do varejo mundial, a NRF Big’s Show, realizada anualmente em Nova York.
Palestrante: Adriana Vidal – Formação em Administração pela PUC/MG e Pós graduada em MKT pela Fundação Dom Cabral. Com 20 anos de atuação em Gestão de equipes Comerciais, trazendo resultados efetivos por meio da gestão de pessoas e formação de líderes;
Ingressos: https://bit.ly/3Fqcool
Negócios Digitais e Inovação Ágil: Novos Modelos de Gestão – 18h30
Temas como ‘transformação digital’ e ‘negócios digitais’ estão encabeçando a agenda empresarial de todos os segmentos e portes. Mas muitos ainda têm dúvidas de como colocá-los em prática e, principalmente, como implementá-los na organização.
Nesta palestra, serão apresentados os novos modelos de gestão, sobre plataformas e ecossistemas e planejamento ágil.
Palestrante: Eliane El Badouy – publicitária premiada, com mais de 30 anos de carreira, premiada pelo Profissionais do Ano. da Rede Globo. É também professora universitária, coordenadora da Pós-graduação de Economia Criativa da Inova Business School, palestrante e conferencista.
Ingressos: https://bit.ly/3TIg1dA
3 de novembro
A nova moda do Brasil: moda autoral e sustentável – 11 horas
O futuro pede por uma moda sustentável. O Brasil é reconhecido internacionalmente como um celeiro de soluções sustentáveis, e aqui apresentamos os resultados de pesquisas com relação à moda autoral em suas vertentes mais sustentáveis, com soluções para um mercado que pede por identidade e sustentabilidade.
Palestrante: Joana Contino – Pesquisadora Tendere para Economia Criativa e professora da ESPM Rio de Janeiro. Doutora e Mestre em Design (PUC-Rio), com graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, Joana começou a trabalhar na área de Design de Moda em 2003, e tem vasta experiência em desenvolvimento de produtos de moda, gestão e processos produtivos.
Ingressos: https://bit.ly/3DHas9A
Mudança de Paradigma: Economia, Design e Moda Circular – 14h30
A moda passa por um momento em que precisa se reinventar, entender o que é, e como a circularidade pode ser praticada na cadeia de moda é um desafio que precisamos vencer para garantir um futuro saudável para o mundo.
Palestrante: Letícia Galatti – Mestre em Têxtil e Moda (USP), com MBA em MKT (FGV) e graduação em Negócios da Moda, Letícia tem mais de 13 anos de experiência em desenvolvimento de produtos de moda.Por meio de parcerias, cooperou em pesquisas de mercado e tendência de moda, além do compartilhamento constante de conhecimento em universidades e eventos. Hoje, Letícia atua em ESG para moda, por meio de consultorias em que desenvolve modelos de negócios, processos criativos e produtivos com base em soluções circulares.
Ingressos: https://bit.ly/3DkGuqM
Tendências verão 2023/2024 – 16h30
O estilista Celso Afonso vai apresentar todas as tendências para o verão 2023 e antecipando também o que vem por aí para o verão 2024.
Ingressos: https://bit.ly/3TOXgVO
Cenários Futuros: 2024 o futuro começa hoje – 18h30
Compreender como o futuro se desdobra a partir da contemporaneidade é o fator fundamental para construirmos um 2024 mais promissor, sustentável e ético para todos.
Palestrante: Patrícia Sant’Anna – Fundadora e CVO da Tendere há 11 anos, coordena equipes de pesquisadores/investigadores dentro e fora do Brasil, em future studies, estudos de comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, especialmente para Economia e Indústria Criativa. Atua como pesquisadora, palestrante e professora nas áreas relacionadas aos Negócios de Economia e Indústria Criativa, especialmente negócios da moda.
Ingressos: https://bit.ly/3TOj4Rv
4 de novembro
A nova era de consumo: como vender e encantar clientes com uma marca de sucesso – 10 horas
Dicas sobre como sua loja pode vender mais, em qualquer época do ano, fidelizando e aumentando sua base de clientes.
Palestrante: Alzira Vasconcelos – consultora de negócios, criadora da primeira escola de varejo de moda do país. Já ensinou mais de 6000 empresários a vender mais.
Ingressos: https://bit.ly/3U9tIBY
A importância do projeto de loja como representação da marca – 11 horas
Por que ter um projeto de loja para a sua marca? Quais tendências e marcas que investem neste tipo de projeto.
Palestrante: Cintia Lie Matuzawa – Arquiteta Urbanista, possui experiência na área de Retail Design e Visual Merchandising desde 2000. Coordenadora e professora em Retail Design & Visual Merchandising no IED – Istituto Europeo di Design, já atuou para marcas como Burberry, Le Lis Blanc, Grupo Shopping Iguatemi, C&A, NK Store, entre outras.
Ingressos: https://bit.ly/3Ne1jIZ
Moda, impressão e Tecnologia: Formas de produzir roupas estampadas de maneira ágil e sem desperdício – 14h30
Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conscientes da necessidade de tornar o ambiente em que vivem mais sustentável, as empresas que querem permanecer no mercado e se manterem relevantes para seus clientes não podem deixar de fora ou ignorar esta mensagem. A indústria têxtil, bem como a de confecção e outros segmentos da moda, estão atentas a este chamado e vêm se preparando para que seus produtos, sua cultura e seu posicionamento atuem de acordo com a sustentabilidade não só ambiental, mas também econômica e social.
Palestrante: Amaro Netto – com 15 anos de atuação em negócios nas áreas de marketing e vendas, atualmente é gerente comercial da Epson e atua no desenvolvimento de canais em todo mercado brasileiro com soluções de impressão digital para mercado têxtil, comunicação visual, fotográfico e de arquitetura.
Ingressos: https://bit.ly/3ztcd86
Como usar o visual merchandising como vantagem comercial – 16 horas
O visual merchandising (VM) une técnicas de exposição de produtos associados a comunicação de marca, visando a apresentação do produto de forma encantadora e envolvente. Será explicado como o VM aciona os cinco sentidos através de uma loja organizada, atraente, alinhada com trilha sonora, fragrância e excelente atendimento. Também serão dadas dicas de como explorar e usar esses diferenciais para se sobressair da concorrência.
Palestrante: Cintia Lie Matuzawa – Arquiteta Urbanista, possui experiência na área de Retail Design e Visual Merchandising desde 2000. Coordenadora e professora em Retail Design & Visual Merchandising no IED – Istituto Europeo di Design, já atuou para marcas como Burberry, Le Lis Blanc, Grupo Shopping Iguatemi, C&A, NK Store, entre outras.
Ingressos: https://bit.ly/3U3XdVY