A pouco mais de uma semana da Black Friday, os lojistas de Belo Horizonte projetam aumento das vendas e de bons resultados das estratégias de marketing focadas em uma das principais datas para o comércio no segundo semestre do ano.
Os varejistas estão otimistas. De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), que ouviu 200 comerciantes de BH entre os dias 1° e 22 de outubro, 88% dos empresários acreditam que a Black Friday deste ano será igual ou melhor do que a edição de 2023.
Entre as estratégias de vendas citadas pelos lojistas para a data, estão a divulgação massiva de produtos, especialmente pelas redes sociais (94,5%), a aplicação de grandes descontos em itens remarcados (89,1%) e facilitação de pagamento (54,5%), além do reforço do estoque.
A expectativa é que as vendas da Black Friday impulsionem o varejo da capital mineira durante novembro e, assim, gerem um faturamento de R$ 2,08 bilhões. O valor é 0,42% maior que no último ano, quando a data movimentou R$ 2,07 bilhões.
No viés da intenção de compra, o levantamento da CDL-BH realizado entre 11 de julho e 03 de agosto revelou que itens de vestuário estão em primeiro lugar na lista de desejos dos consumidores de todas as faixas salariais. Eles ficam atrás de calçados, utilidades domésticas, cosméticos e eletrônicos.
Segundo o presidente da CDL/BH e do Sebrae-MG, Marcelo Souza e Silva, a primeira parcela do 13º deverá impulsionar o aumento das vendas. “A expectativa do varejo é de crescimento, especialmente para segmentos menos dependentes de crédito como vestuário”, avalia.
Por isso, segundo ele, é importante que os lojistas fiquem atentos e criem estratégias para atender as expectativas dos clientes. “Os consumidores não buscam apenas preços competitivos, mas também uma experiência de compra eficiente, incluindo entregas rápidas e uma logística eficaz”, pontua.
Aumento de vendas é real
Na esteira dos produtos mais procurados na Black Friday, a franquia de moda sustentável e circular Peça Rara, localizada no bairro Buritis, em BH, tem apostado em um mix de produtos variados nas vitrines para atender às expectativas dos clientes e a projeção de vendas.
Voltada para peças de vestuário adulto e infantil, além de artigos de casa e decoração, a loja tem apostado em venda casada e em produtos com até 60% de descontos, bem como em sorteios nas redes sociais e cashback, para aumentar o ticket médio para R$ 75,00.
Segundo Rodrigo Otávio Guimarães, sócio-proprietário da loja, após um ano e meio de funcionamento, essa é a segunda Black Friday que a loja participa, e a experiência do ano passado permitiu antever quais são as peças mais assertivas em relação ao gosto do cliente.
“Nessa Black Friday, nosso movimento melhorou bastante se comparado ao ano passado. Geralmente, nosso cliente entra na loja para buscar um item de vestuário feminino e acaba levando também algo para casa ou um presente. Nossa aposta é oferecer um maior volume de itens novos para garantir também essa venda casada”, explica.
Estratégia mira crescimento para a Black Friday
A expectativa de crescimento em relação a 2023 também tem pautado a estratégia da rede de lojas de cosméticos Boticário, situada na região Noroeste de BH.
A gerente comercial da rede, Ana Paula Tupinambá, conta que a exposição de produtos promocionais desde a primeira semana de novembro tem gerado um aumento de 7% no fluxo de consumidores nas lojas.
“Em outubro, nossa estimativa de crescimento para a Black Friday era de 9%, e, no momento, está em 14%. Queremos fechar novembro com 30% de aumento em relação ao ano passado. Para isso, fizemos um rodízio de produtos que estavam parados no estoque com uma remarcação de descontos nesses itens”, explica a gerente.
Ana Paula diz que itens de perfumaria têm entrado na lista dos produtos mais procurados e entraram com 60% de desconto. Segundo ela, a meta é que o ticket médio chegue a R$ 165.
A gerente afirma ainda que, nas últimas semanas, os consumidores buscaram por produtos para uso próprio, e não para presentear. “Até o momento, o foco está no consumo próprio, o que é ótimo porque entendemos que nossos clientes ainda vão voltar para buscar os presentes de Natal”, finaliza.
Foco nas redes sociais
O uso das redes sociais pelos lojistas está sendo intenso. Os dados da CDL-BH revelam que o Instagram é utilizado por 93,1% para realizar divulgação dos produtos e descontos.
Na sequência estão WhatsApp (86,2%), e Facebook (43,1%). Estratégias tradicionais também serão utilizadas, entre elas, decoração da vitrine (15,5%), site próprio (11,2%), panfletagem (6,9%) e boca a boca (2,6%).