Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Inmetro encontra 34 mil itens escolares irregulares durante operação Aulas Seguras

16/01/2024

Redação: João Henrique do Vale

Imagem: Inmetro/Divulgação

Ação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) flagrou mais de 34 mil produtos escolares irregulares em comércios de todo o Brasil. A operação Aulas Seguras aconteceu entre 8 e 12 de janeiro em todos os estados brasileiros.

Ao todo, foram fiscalizados 350.559 itens, sendo 34.058 produtos reprovados por irregularidades, sem o selo do Inmetro e informações obrigatórias, como a marca do produto ou razão social.

Durante a operação, foram visitados 2.727 estabelecimentos comerciais, entre livrarias papelarias. Canetas esferográficas e roller, borrachas, apontadores e lápis (preto ou grafite) foram os itens com maior número de irregularidades.

O órgão recomenda que o consumidor observe se o produto tem o selo de identificação do Inmetro. Essa certificação demonstra que o produto passou por testes e foi avaliado para evitar possíveis acidentes, como por exemplo, com bordas cortantes, pontas perigosas, além da presença de substâncias tóxicas em itens que possam ser levados à boca ou com risco de serem ingeridos ou inalados.

O consumidor que encontrar produtos sem o selo do Inmetro no mercado formal deve denunciar à Ouvidoria no telefone 0800 285 1818.