Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Governo de Minas cobra o Governo Federal e a Via 040 soluções para alagamentos na BR-040

25/01/2024

Redação: João Henrique do Vale

Imagem: Reprodução / Redes Sociais

O Governo de Minas enviou ofício a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Via 040 cobrando providências nos problemas de drenagem da BR-040. Na última terça-feira, a rodovia foi interditada por mais de duas horas após a água empossar em um trecho de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Pessoas ficaram presas dentro dos carros. O alagamento chegou a cobrir as rodas dos veículos.

“Solicito que sejam tomadas as ações necessárias para garantir que não haja obstrução nos bueiros e demais itens de escoamento da rodovia, bem como que seja verificada a efetividade do sistema de drenagem de todo o percurso”, destacou o secretário no documento.

Nessa quarta-feira, uma vistoria foi realizada no Dique Lisa, na Mina Pau Branco, na mineradora Vallourec, em Nova Lima. Técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), além da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e Polícia Militar de Meio Ambiente, não encontraram irregularidades no local.

No dia do alagamento, foi levantada a suspeita de transbordamento na mina, como aconteceu em 2022.