A galeria Gal Arte & Pesquisa vai inaugurar a nova sede em um espaço modernista tombado de Belo Horizonte, construído em 1953, na próxima segunda–feira (24/3). Antiga “Casa Gal”, a galeria deixou o bairro Sion, na região Centro–Sul de BH, no fim do ano passado, e agora muda para o Cidade Jardim.
A abertura do novo espaço será acompanhada de uma exposição coletiva de artistas representados pela Gal Arte & Pesquisa, de 17h às 21h, com entrada gratuita. A galeria fica no segundo andar da uma casa modernista projetada pelo arquiteto Sylvio de Vasconcellos.
A mudança reforça o objetivo da Gal Galeria de ocupar espaços que dialogam com a arte contemporânea, com o desejo de ampliar possibilidades de pesquisa, colaboração, vendas e circulação artística.
Exposição apresenta produção diversa
A exposição coletiva reunirá artistas como Alexandre Brandão, Andrea Azzi, Andrea Gomes, Aruan Mattos e Flávia Regaldo, Binho Barreto, Brígida Campbell, Carolina Botura, Clara Valente, Cristina Marigo, Daniela Paoliello, Daniella Domingues, Fernanda Gontijo, Flávia Ventura, Giulia Puntel, entre outros.
A mostra busca apresentar uma produção diversa, dando espaço a artistas jovens e emergentes e consolidando um olhar atento para a representação feminina no circuito das artes.
“A nova casa continuará a programação ampla e múltipla que desenvolvemos nos últimos anos. Abrir as portas para novos encontros e receber nossos amigos e artistas é o que nos move”, declarou a fundadora da galeria, Laura Barbi.

A Gal Arte & Pesquisa foi fundada em novembro de 2017, a partir do desejo de questionar formatos tradicionais de exibição e comercialização de arte, criando novas conexões entre artistas, curadores, colecionadores e público.
Ao longo dos anos, consolidou–se como um espaço independente e de modelo híbrido de acesso à arte, combinando ações presenciais e digitais. O espaço tem como característica a atuação desterritorializada, ocupando locais diversos e fazendo parcerias com instituições culturais e comerciais.
Nos últimos sete anos, a Gal Galeria realizou 37 exposições, entre mostras individuais, coletivas e ocupações pela capital mineira. Entre 2021 e 2024, manteve a Casa Gal, onde promoveu programações com exposições, residências artísticas, conversas, oficinas e performances.
Inauguração da Gal Galeria
Data: 24 de março
Horário: 17h às 21h
Local: rua Sinval de Sá, 586 – Cidade Jardim (2º andar)
Entrada gratuita