Belo Horizonte volta a receber o Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática, entre os dias 8 e 10 de maio, reunindo expositores de todo o país. O evento serve para reunir colecionadores de selos, moedas, cédulas, cartões postais, figurinhas de Copa, tazos, cards do Ayrton Senna e outros itens colecionáveis.
A programação inclui feira, mostras e competição de colecionismo filatélico. A feira é realizada semestralmente há mais de 10 anos, sendo a única do tipo em BH, e reúne mais de 30 expositores de vários estados do Brasil. Os estandes apresentam itens garimpados de diversas categorias.
“É um evento pensado para aproximar tanto os aficionados pelo colecionismo quanto o público em geral, valorizando objetos que são verdadeiras provas vivas da história. Por exemplo, serão exibidas moedas da Grécia Antiga com mais de 2.300 anos”, disse o co–organizador da iniciativa, Costantino Paspazoglu.
O encontro, gratuito e aberto ao público, ocorrerá no Hotel Royal Golden, na Savassi, região Centro–Sul de BH, de 9h às 18h.
A exposição competitiva é chancelada pela Federação Brasileira de Filatelia e reúne mais de 30 painéis de colecionadores de todo o país. Os itens são avaliados segundo os critérios da Federação Internacional de Filatelia, e aqueles que atingirem a nota mínima se qualificam para as mostras internacionais.
“Iniciativas como a ExpoBH são fundamentais para valorizar e divulgar o trabalho dos colecionadores. Uma boa avaliação pode aumentar bastante o valor de uma coleção. E é comum que os participantes recorram à própria feira do Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática em busca de novos itens que melhorem suas pontuações”, contou Reinaldo Macedo, um dos avaliadores.
Encontro Mineiro de Filatelia e Numismática
Data: 8, 9 e 10 de maio
Horário: 9h às 18h
Local: Hotel Royal Golden | Rua Rio Grande do Norte, 1015 – Savassi
Entrada gratuita