A atriz Fernanda Montenegro, ícone da dramaturgia no Brasil, completa 95 anos nesta quarta-feira (16) e comemora mais um ano de vida com um documentário em homenagem a ela. O conteúdo intitulado “Tributo a Fernanda Montenegro” foi produzido pelo Globoplay e vai ao ar nesta quinta-feira (17), após a novela “Mania de Você”.
O tributo conta sobre a vida e carreira da atriz, que tem passagens pelo teatro, novelas, séries e indicação ao Oscar, em 1999, com o filme “Central do Brasil”. “Jamais pensei que iria levar esse negócio. Mesmo que não pegue a estatueta, aquilo já bota você no noticiário. Eu assisti como se estivesse em uma fantasia. Sabia que não ia levar nada, mas estive lá”, conta a atriz em um trecho da produção.
Pioneira na televisão, Fernanda Montenegro, batizada como Arlete Pinheiro Monteiro Torres, começou a carreira na TV Tupi, mas admite ser “uma mulher dos palcos”. Foi fundadora do Teatro dos Sete, em 1959, ao lado do falecido marido Fernando Torres.
Fernanda Montenegro é mãe de dois filhos com Fernando: o diretor, redator e produtor de cinema, Cláudio Torres e a atriz Fernanda Torres.
Recentemente, Fernanda Torres foi aclamada pela crítica internacional pelo seu mais novo trabalho, o filme “Ainda estou aqui”, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 7 de dezembro. O filme de Walter Salles foi indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2025.
Confira o trailer do tributo a Fernanda Montenegro
Fernanda e Nathália
Recentemente, Fernanda também ganhou outro documentário, desta vez ao lado da amiga e também atriz Nathália Timberg. Elas foram tema do especial “Fernanda e Nathália: Amigas de Uma Vida”, que também está disponível na plataforma de streaming da Globo.
Nathália Timberg é uma das grandes amigas de Fernanda Montenegro: a amizade dura mais de 70 anos. As duas nasceram no mesmo ano e se encontraram muito jovens, quando iniciaram suas carreiras no teatro e depois na TV.