BH recebe ainda neste mês a feira de gastronomia vegana “Navi Veg”, iniciativa coletiva organizada por 10 empreendedoras da capital. O evento ocorrerá no dia 17 de maio, reunindo público e expositoras que trabalham com alimentos inclusivos, veganos e naturais.
As expositoras apresentam alimentos tradicionais em versões sem ingredientes de origem animal, como comida mineira, baiana e italiana, hambúrgueres, pizzas, queijos, doces, biscoitos, bolos, pães de fermentação natural, pães sem glúten, salgados, chope, kombucha, vinho e hortifruti de orgânicos.
Após um ano de pausa, a iniciativa retorna com um novo nome: Feira Navi Veg. O evento ocorreu regularmente durante quatro anos, e tornou-se um dos pontos de referência em alimentação saudável em BH. A iniciativa será anual, e a edição 2025 será no bairro Grajaú, na região Oeste, de 10h às 17h.
A feira é uma iniciativa de Virgínia Cândida e Jôse Guimarães, que sentiam falta de feiras naturais e veganas em Belo Horizonte e decidiram criar um espaço de alimentação democrático e plural. Junto com outras oito mulheres nasceu a curadoria e a organização do evento.
A iniciativa ocorre em um local emblemático: dentro da Viveg Queijaria, primeira fábrica de queijos veganos do Brasil, em uma casa com quintal arborizado e jardim com mesas e cadeiras. A Feira Navi Veg aquece os negócios das mulheres e promove o estilo de vida vegano e saudável.
No retorno da feira, as proprietárias da Viveg vão disponibilizar jogos e brinquedos para a interação dos presentes. Haverá um bingo entre os visitantes valendo uma cesta com produtos da feira. O público também pode fazer um pequeno tour pela fábrica e aprender um pouco das técnicas da queijaria vegana.
Feira Navi Veg
Data: 17 de maio
Horário: 10h às 17h
Local: Viveg Queijaria | Rua Alves Pinto, 99 – Grajaú
Entrada gratuita