O espetáculo “Mata Teu Pai, Ópera Balada” vai fazer uma temporada no CCBB BH, entre os dias 11 de abril e 5 de maio. A obra tem direção de Inez Viana e dramaturgia de Grace Passô e é inspirada na tragédia grega “Medeia”, de Eurípedes. A atriz Marina Mathey é quem interpreta a icônica personagem.
“Mata Teu Pai, Ópera Balada” busca ampliar as reflexões sobre o feminino e o sentimento de pertencimento, em um período marcado pelas reivindicações das minorias sociais. O elenco é composto também por Eme Barbassa, Jade Maria Zimbra, Lux Nègre e Warley Noua.
O espetáculo será apresentado no Teatro I do CCBB BH, com sessões de sexta a segunda–feira, às 20h30. No dia 26 de abril, a apresentação terá tradução em Libras, e no dia 3 de maio, haverá audiodescrição. Um bate–papo será promovido nos dias 12 de abril e 3 de maio, após a peça. Os ingressos custam a partir de R$ 15 neste link e na bilheteria.
Oficina para atores e dançarinos
A temporada do espetáculo no CCBB BH também promoverá a oficina “Do Encontro à Cena”, que propõe uma imersão na memória como símbolo de acolhimento, explorando sua relação com a criação cênica. Os participantes serão estimulados a construir cenas por meio de jogos teatrais, dinâmicas de criação, improvisação e mais.
A atividade ocorrerá no dia 2 de maio, das 13h às 16h, com 20 vagas gratuitas para atrizes e atores, dançarinas e dançarinos, performers e estudantes de teatro maiores de 18 anos. Pessoas trans e/ou não binárias têm prioridade. As inscrições vão até o dia 1º de maio, por meio deste link.
A montagem é um desdobramento de “Mata Teu Pai”, espetáculo de 2017 estrelado por Debora Lamm. Desta vez, a música assume papel central na peça, transformando-a em uma ópera balada, gênero do século XVIII que combina melodias com diálogos falados.

Na história, Medeia peregrina entre os escombros de uma cidade e sente na pele a condição de imigrante e excluída. O caminho da personagem cruza com os de outras mulheres expatriadas de diferentes culturas: uma síria, uma cubana, uma judia e uma haitiana. Esse encontro gera uma forte cumplicidade entre elas.
“Causas como preconceito, discriminação racial e de gênero, xenofobia e sexismo passaram a pautar o cotidiano. E, na peça, Medeia vivencia tudo isso, além da transfobia. Precisamos olhar para o passado para analisar e/ou criticar comportamentos sob uma nova ótica e provocar mudanças efetivas na sociedade”, disse a diretora.
Espetáculo ‘Mata Teu Pai, Ópera Balada’
Data: 11 de abril a 5 de maio
Horário: 20h30
Local: CCBB BH | Praça da Liberdade, 450 – Funcionários (Teatro I)
Ingressos: https://ccbb.com.br/belo-horizonte/bh-programacao/mata-teu-pai-opera-balada/ e na bilheteria