Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Em BH, Lula anuncia investimentos de R$ 58 bi em transição energética em MG

28/06/2024

Redação: Lucas Rage e Júnior de Castro

Imagem: Junior de Castro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta sexta-feira (28), mais de R$ 60 bilhões em investimentos para Minas Gerais. Anúncio acontece durante evento no Minascentro, no Hipercentro de Belo Horizonte, e marca a quarta vinda do petista a Minas Gerais em 2024. Além de Lula, participam do anúncio integrantes do primeiro escalão do governo federal, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), o vice-governador Professor Mateus (Novo) e o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins (MDB).

Acompanham Lula os ministros da Educação, Camilo Santana, das Minas e Energia, Alexandre Silveira, das Cidades, Jader Filho, da Saúde, Nísia Trindade, e da Cultura, Margareth Menezes. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, também integra a comitiva.

Entre os investimentos anunciados está o Circuito Mineiro de Transição Energética, que prevê R$ 58 bilhões em recursos para iniciativas de geração de energia renovável, biocombustíveis e linhas de transmissão.

“São ações e investimentos no setor elétrico, nos biocombustíveis, na mineração sustentável e no gás. Minas Gerais tem tudo para se destacar na transição energética e ser um exemplo para o país. Nosso estado possui a maior capacidade instalada para geração de energia solar do Brasil. Quase um terço de todo o potencial está aqui, em terras mineiras”, afirma o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Luz para Todos

Entre os anúncios, foi apresentado ainda o programa Luz para Todos Minha Casa Minha Vida, com investimentos avaliados em R$ 3 bilhões. Proposta prevê a instalação de placas fotovoltaicas em 500 mil unidades habitacionais em todo o país.

Minas Gerais recebe a primeira etapa das obras, beneficiando 16 mil famílias em 40 municípios mineiros.

Agenda por Minas

Quarta visita de Lula a Minas é marcada por aproximação com aliados petistas e a construção de alianças, visando as eleições municipais de 2024. Na quinta-feira (27), o presidente esteve em Contagem, onde participou do anúncio de obras ao lado da prefeita Marília Campos (PT). Ainda nesta sexta-feira, Lula vai a Juiz de Fora, na Zona da Mata, onde participa do lançamento de obras.