21/09/23
Redação: Kellen Lanna
Imagem: Divulgação
O documentário “Elis & Tom: só tinha de ser com você” estreia nesta quinta-feira (21), nos cinemas de todo o Brasil. O filme foi dirigido por Roberto de Oliveira e mostra os bastidores do álbum Elis e Tom, um dos mais icônicos da Música Popular Brasileira, gravado e lançado em 1974, em Los Angeles. O material foi gravado há 50 anos pelo próprio Roberto, que na época era empresário de Elis Regina. Segundo o diretor, as imagens e o áudio foram tratados com ajuda da inteligência artificial. O álbum rendeu uma das performances mais conhecidas de Elis Regina e Tom Jobim: o dueto da música “Águas de Março”.
“No documentário, o público é levado numa viagem no tempo, participando de momentos de conflito e também de pura alegria, revelando momentos íntimos do processo criativo e das personalidades extraordinárias desses artistas”, contou o diretor do longa.
Roberto de Oliveira falou ainda sobre os bastidores do disco e revelou que a relação entre os dois artistas era conturbada, como exposto nas gravações presentes no filme.
“A preparação de uma obra artística não é fácil, exige muito trabalho, e como toda atividade de equipe, tem conflitos. Eles já tinham um conflito anterior, alguns mal entendidos, então a Elis era um pouco intimidada pela figura do Tom, que era visto como um monstro sagrado. Ao invés dela tentar se aproximar, ela se retraía um pouco e ficava na defensiva”, explica Roberto.
O longa-metragem teve suas primeiras exibições no Festival do Rio 2022 e na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, onde levou o prêmio de Melhor Filme Brasileiro.
Confira o Trailer:
Elis & Tom tem direção de Tom Job Azulay e Roberto de Oliveira, que também assina o roteiro ao lado de Nelson Motta. O filme é uma produção da O2 Filmes.