Bem vindo à CDL FM – A Rádio das quatro estações. Estamos na primavera.

Confiança do comércio e de serviços caem em novembro, segundo FGV

Os índices de confiança do comércio e de serviços, medidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), registraram queda em novembro, segundo levantamentos divulgados nesta segunda-feira (29). No setor comercial, o indicador chegou ao menor patamar desde abril deste ano. Já o setor de serviços atingiu o menor nível desde junho.

Comércio
O Índice de Confiança do Comércio recuou 6,2% em novembro, e atingiu 88 pontos. Segundo a FGV, a queda do indicador neste mês reforça o cenário de desaceleração do setor no último trimestre do ano. O recuo no mês foi resultado da piora da percepção sobre o momento presente e das expectativas.

Na confiança do comércio, o Índice de Situação Atual caiu 7,0 pontos, e chegou a 88,3 pontos. Já o Índice de Expectativas recuou 5,1 pontos, para 88,2 pontos.

 

Serviços
O Índice de Confiança de Serviços teve que de 2,3 pontos em novembro, passando para 96,8 pontos. Também houve piora no Índice de Situação Atual e no Índice de Expectativas. O indicador que avalia o momento atual caiu 1,8 ponto e chegou a 92,8 pontos. Já o índice que avalia a confiança no futuro, recuou 2,7 pontos e passou para 100,9 pontos.

De acordo com a FGV, a queda sugere que o ritmo de recuperação perde um pouco de força no final do ano. Além disso, segundo a fundação, apesar do avanço da vacinação, o ambiente macroeconômico frágil pode adicionar mais incerteza na continuidade da recuperação na virada para 2022.