A morte do papa Francisco, aos 88 anos, coloca o conclave – ritual de escolha do novo líder da Igreja Católica -, e o Vaticano no centro das atenções mundiais. Com velório de Francisco marcado para o sábado (26), o Vaticano entra em luto de nove dias e, logo após, começa os preparativos para a eleição do novo pontífice.
Além da curiosidade sobre quem será o novo papa, fies e religiosos também se interessam pelo que ocorre nos corredores do Vaticano e suas basílicas. Para entender a eleição papal e descobrir curiosidades do rito, confira abaixo seis filmes que retratam a vivência do papa e os bastidores do Vaticano.
A Sabedoria do Tempo, com Papa Francisco – Netflix
No documentário, homens e mulheres com mais de 70 anos narram histórias emocionantes e compartilham lições importantes de vida. O papa Francisco escreveu o livro que deu origem à produção audiovisual.
Dois Papas – Netflix
O cardeal argentino Jorge Bergoglio está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Juntos, eles precisam superar suas diferenças e construir um novo caminho para a Igreja Católica.
Conclave – Prime Video e Apple TV
Com a morte do Papa, o cardeal Lawrence reúne um grupo de sacerdotes para eleger seu sucessor. Cercado por líderes do mundo todo nos corredores do Vaticano, ele descobre uma trilha de segredos profundos que podem abalar a própria fundação da Igreja.
Papa Francisco, um homem de palavra – Max, Prime Video, Globoplay e Apple TV
O Papa Francisco embarca em uma jornada para apresentar seu trabalho de reforma e responder às questões globais, desde sua profunda preocupação com a desigualdade social até seu envolvimento em questões ambientais, justiça social e apelos de paz.
Habemus Papam – Max e Apple TV
Quando o Papa morre, um conclave de cardeais é convocado para eleger quem será seu sucessor. Enquanto a Igreja prepara o anúncio, o escolhido tem uma crise de pânico e se recusa a aparecer publicamente. Um terapeuta é chamado para ajudar.
O sequestro do Papa – Prime Video e Apple TV
Em 1858, no bairro judeu de Bolonha, os soldados do Papa invadiram a casa da família Mortara. Por ordem do cardeal, vieram levar Edgardo, seu filho de sete anos. A criança foi batizada secretamente por sua babá e a lei papal é inquestionável.