Quem pensa em dar um pulo no Rio de Janeiro nesta temporada pode aproveitar a viagem para visitar a Casacor de lá, que acontece no Fashion Mall, em São Conrado, e tá linda. A gente anotou algumas tendências do que vimos dos ambientes da mostra, que não são novidade, mas, é interessante percebê-las e procurar entender por que determinadas cores ou materiais, por exemplo, estão em alta.
Por lá, também dominam os tons terrosos, mas tem também quem arrisque cores vibrantes, especialmente verde e azul. Outra aposta que a gente viu muito nos projetos cariocas é a presença de peças artesanais de painéis de crochê bordados, objetos de cerâmica e madeira, e a expressão “memória afetiva”, que todo mundo aprendeu rapidinho, talvez porque seja gostosa de se pronunciar, está traduzida em vários elementos.
São peças de família como móveis, objetos, pratarias e até a roupa de cama, que ajudam a contar as histórias dos ambientes. Isso é muito legal, porque cria um elo de intimidade entre a casa e quem mora nela, não é? Por fim, a gente destaca os cobogós, essa peça tão característica da arquitetura brasileira vem sendo renovada e é cada vez mais utilizada tanto interna quanto externamente, com os mais variados usos.