Por João Henrique do Vale
As credenciais para os ambulantes que se cadastraram para trabalhar durante o Carnaval de Belo Horizonte 2023 serão entregues a partir de 1º de fevereiro. Os trabalhadores vão poder pegar o documento até o dia 4 do mesmo mês na Secretaria Municipal de Educação.
Neste ano, 16.117 trabalhadores fizeram o cadastro para atuar na festa. O número é 10% maior do que o registrado em 2020. Na ocasião, foram 14.694 pessoas credenciadas.
Documentação
Para fazer a retirada é necessário apresentar um documento original com foto. O atendimento será realizado por ordem de chegada e as credenciais estarão separadas em ordem alfabética, considerando o nome social cadastrado.
Caso o cadastrado não consiga comparecer nas datas e locais indicados, ele poderá solicitar que outra pessoa busque a credencial. Para isso, o representante deverá levar uma procuração original acompanhada do documento de identidade original com foto e cópia simples do documento de identidade do credenciado, acompanhada do original.
A credencial é pessoal e intransferível e dá ao ambulante o direito de comercializar bebidas e adereços carnavalescos entre os dias 4 e 26 de fevereiro nos desfiles dos Blocos de Rua. Junto com o documento, os trabalhadores receberão material com orientações sobre as regras para atividade comercial durante a folia, dicas de segurança, campanhas educativas como “Carnaval é na lata”, proibição do trabalho infantil, instruções sobre descarte de lixo, entre outras.
O endereço da Secretaria de Educação é rua Carangola, 288, bairro Santo Antônio. O horário de entrega será das 8h às 17h.