Muitos não imaginam, mas o processo de preparação de um ator para viver um personagem vai além de decorar falas: é necessário colocar o corpo à disposição para mudanças. E alguns artistas foram além quando o assunto foi caracterização, perdendo ou ganhando dezenas de quilos para dar vida a uma história. Abaixo, confira algumas drásticas transformações de atores para o cinema.
Brendan Fraser
O ator precisou engordar para interpretar Charlie no filme “A Baleia”, lançado em 2023. O personagem é um homem de meia–idade que sofre compulsão alimentar, chegando a pesar 272 quilos. Para chegar nessa imagem, o artista usou, aproximadamente, 130 quilos de próteses e sua caracterização durava mais de 6 horas por dia.


Christian Bale
A transformação mais radical de sua carreira: para viver Trevor Reznik, um insone atormentado, Bale perdeu 28 kg, chegando a pesar apenas 54 kg. Sua dieta consistia em café, maçãs e cigarros, algo que mais tarde admitiu ter colocado sua saúde em risco. Não satisfeito, o ator também ficou sem dormir por longos períodos e tomava ocasionais doses de uísque. O papel lhe rendeu um Oscar em 2011.


Anne Hathaway
Uma das personagens mais importantes da carreira de Anne Hathaway, Fantine de “Os Miseráveis” exigiu da atriz que ela raspasse a cabeça e perdesse mais de 11 quilos. Para atingir o número na balança, Hathaway passou por uma extrema dieta que consistia em duas barras de aveia por dia. Em entrevista, a artista contou que o processo foi uma experiência insana e um afastamento da realidade.


Joaquin Phoenix
O ator teve que perder aproximadamente 23 quilos para interpretar Arthur Fleck em “Coringa”, filme lançado em 2019. A mudança gerou consequências para Phoenix, que se tornou uma pessoa difícil de trabalhar, levando a equipe de maquiagem a “comprá–lo” com comida para que ele aceitasse ser tocado e maquiado pelos profissionais. Em entrevista, o artista assumiu que perder peso em pouco tempo afetou seu psicológico.


Jared Leto
Outro ator que parece não ter medo de caracterizações drásticas é Jared Leto, que já passou pelo processo diversas vezes. Uma das mais marcantes foi para o filme “Capítulo 27”, em que Leto interpretou o fã que assassinou John Lennon. Para o personagem, o artista engordou mais de 27 quilos e, durante o processo, teve gota e aumento do colesterol.
Para o filme “Clube de Compras Dallas”, Jared teve outra marcante caracterização para interpretar uma transexual soropositiva. Para essa personagem, o ator e cantor teve que perder pelo menos 18 quilos, passando por períodos de restrição alimentar severa. O artista ganhou o Oscar de Melhor Ator Coajduvante pelo papel.


Robert De Niro
Para o filme “Touro Indomável”, dirigido por Martin Scorsese e lançado em 1980, Robert De Niro viveu um boxeador ao longo de vários anos, com isso, o filme mostrava as transformações que o corpo dele passou. Durante o maior período da filmagem, ele ficou com o corpo definido, no entanto, para as cenas finais, o ator teve que engordar aproximadamente 30 quilos. O trabalho lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator, em 1981.


Jonah Hill
Embora tenha interpretado vários personagens no esterótipo “gordinho engraçado”, Jonah Hill foi além, no filme “Cães de Guerra”, de 2016, ao ganhar 18 quilos. No longa–metragem, o ator interpretou o traficante Efraim Diveroli. Pouco tempo depois, ele perdeu todo esse peso para integrar o elenco de “Maniac”, série da Netflix de 2018.



