Terça-feira cervejeira aqui no Líquido & Certo e hoje o assunto é ciência no copo – literalmente, não é figura de linguagem, não. Um artigo publicado pelo professor de Ciências Térmicas e Fluidas, Claudio Pellegrini, da Universidade de São João del-Rei, define e avalia qual o melhor copo dentre os modelos já existentes no mercado para conservar a temperatura baixa da cerveja.
O modelo ideal seria o copo com base mais estreita que se alarga progressivamente em direção ao topo, mais ou menos o modelo dos copos pilsen que por aqui chamamos erroneamente de tulipa de chope.
Segundo o professor, copos mais estreitos e de menor volume conservam melhor a temperatura porque evitam a transferência térmica com o ambiente, no entanto, os copos estreitos são desagradáveis esteticamente e retiram todo o prazer de degustar a cerveja sentindo seus aromas e sabores. Imagine beber cerveja num copinho de shot?! Seria mais ou menos essa experiência.
Assim sendo, a conclusão do estudo é que os melhores modelos já existentes no mercado são o nosso copo pilsen, o pint americano e o pint inglês. Com base nisso, designers podem ter um norte para auxiliar ao criar novos copos cervejeiros – eu tenho certeza que novidades nessa área são sempre bem-vindas, principalmente para nós, colecionadores compulsivos de copos.