28/05/2024
Redação: Reprodução
Imagem: ANBIOTEC Brasil/ Divulgação
A Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia e Ciências da Vida (ANBIOTEC Brasil), em parceria com a Vigilância Sanitária de Minas Gerais (VISA-MG), promove, nesta quarta-feira (29), em Belo Horizonte, o Seminário Regulatório sobre Dispositivos Médicos 2024. O propósito é discutir pautas sanitárias e regulatórias, alinhando conhecimentos e diretrizes entre o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e o setor regulado. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita clicando aqui.
Participarão do evento cerca de 300 pessoas, incluindo mais de 100 inspetores da VISA-MG, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), líderes da indústria de produtos para saúde de Minas Gerais e das áreas de regulação e qualidade das empresas. O encontro será no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), localizado na Avenida João Pinheiro, 495, no bairro Boa Viagem.
“Vamos debater informações essenciais para garantir que todos os envolvidos na produção e regulação de dispositivos médicos estejam alinhados com as normativas mais recentes. Nosso objetivo é promover um debate produtivo, fortalecendo a cadeia de saúde e biotecnologia em Minas Gerais,” destaca Vanessa Silva da Silva, presidente-executiva da ANBIOTEC Brasil.
“Neste seminário, será possível abrir discussões sobre vários pontos de atualização da legislação sanitária, tanto para os inspetores quanto para os representantes das empresas. Assim, as ações se tornam mais transparentes e os entendimentos das normas são adequados para ambos”, enfatiza Alessandro de Souza Melo, diretor de Vigilância em Medicamentos e Congêneres da VISA-MG.
Fortalecimento da área de saúde e biotecnologia
Com uma rede de mais de 70 empresas e instituições associadas, desde startups até companhias de grande porte, a ANBIOTEC Brasil trabalha para fortalecer a área de saúde e biotecnologia mineira e brasileira, garantindo que produtos inovadores, que atendam aos mais altos padrões de segurança, qualidade e eficácia, cheguem à população. A entidade está em constante contato com ministérios e agências reguladoras para tratar temas imprescindíveis ao crescimento do setor.
A realização do Seminário Regulatório sobre Dispositivos Médicos 2024 é mais uma iniciativa da associação com este propósito. Conforme Vanessa Silva da Silva, ao unir governo e indústrias para uma discussão técnica sobre regulação, cria-se uma dinâmica contínua de atualização das instruções regulatórias, permitindo que as empresas, bem como os inspetores possam se antecipar e reduzir imprevistos e corrigir procedimentos com base nas atuais normativas da Anvisa.
Em busca de assegurar o reconhecimento e endereçamento das necessidades e desafios do setor nas políticas públicas, a ANBIOTEC Brasil também participa de comitês, apoiando e liderando, junto ao governo federal, importantes pautas à indústria de saúde e biotecnologia. A entidade está presente, por exemplo, entre as 21 instituições da sociedade civil vinculadas ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), através de Decreto Lei assinado pela Presidência da República.
Para o evento, participam ainda os Comitês Técnicos defendendo a pauta da bioindústria brasileira junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e junto ao Ministério da Saúde, por meio do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (GECEIS), com a perspectiva de ampliar a produção de dispositivos médicos e insumos que preparem o Brasil para novas emergências sanitárias e reduzir a dependência nacional de tecnologias, apoiando a inovação na indústria da saúde brasileira.