Em 2019, a gente pôde ver de perto no CCBB BH a obra de Ai Weiwei , esse artista chinês icônico, super respeitado no cenário internacional e que tem um enorme interesse pelas questões sociais e humanas. Foi muito emocionante.
Se você por acaso não viu essa mostra que teve uma curadoria sensacional assinada pelo Marcelo Dantas ou não sabe quem é Ai Weiwei, dê uma pesquisada, porque ele é um dos nomes mais importantes no cenário contemporâneo das artes.
Bom, esses dias eu li uma entrevista que ele deu recentemente para o volume 2 da revista “Elle Decoration Brasil“, onde ele fala sobre diversos assuntos e também sobre arquitetura. E sobre arquitetura, ele diz:
“Na minha opinião, a arquitetura se relaciona com todos os aspectos da vida humana. A disposição da sua cama, seu comportamento à mesa de jantar e até mesmo a maneira como você lava a louça e a cozinha, podem ser considerados exemplos de arquitetura.”
É incrível esse raciocínio. Ele conseguiu expressar em palavras aquilo que quem sente arquitetura, sabe, mas que é sempre difícil de trazer para o mundo objetivo.
Pense que até a forma que você lava a louça na cozinha, pode ser considerado um exemplo de arquitetura.
Quem sabe assim, muita gente, inclusive os próprios profissionais da área, possam enxergar o tamanho da importância da arquitetura na vida da gente.