O Dia Mundial do Rádio é celebrado nesta sexta–feira (13/2), data proclamada pela Unesco em 2011 e adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2012. O dia é utilizado para agradecer aos radialistas pelo noticiário diário, pelas vozes que eles amplificam e pelas histórias que eles contam.
Neste ano, a Unesco reflete sobre a IA com o tema “Inteligência Artificial é uma ferramenta, não uma voz”. O diretor–geral da organização, Khaled El-Enany falou sobre os novos horizontes que a inteligência tem alcançado, com radialistas usando–a de forma mais eficiente para entender as preferências da audiência.
“No entanto, essa mesma tecnologia, se usada de forma errada, pode enfraquecer a confiança. Conteúdo gerado por IA, deepfakes e simulações de vozes podem espalhar desinformação e embaçar a linha entre a verdade e a manipulação. O que está em jogo é a própria essência da rádio: a sua credibilidade”, disse.
Chamado para a ação
Segundo o diretor–geral, o tema de 2026 escolhido pela Unesco para o Dia Mundial do Rádio é um alerta e um chamado para a ação. “Nós pedimos que todas as emissoras adotem estruturas éticas claras para o uso de IA, baseadas nos princípios da nossa Recomendação de 2021 sobre a Ética da Inteligência Artificial: transparência, proteção de dados e salvaguardas contra a manipulação”.
CDL FM 18 anos
A Rádio CDL FM completou 18 anos no dia 5 de fevereiro, reafirmando seu compromisso com a informação na medida certa, educação e curadoria musical.
A atual programação da emissora oferece ao público programas que combinam música, informações culturais e participação dos ouvintes. Um dos destaques é o Café com Rock, transmitido nas quartas–feiras e sábados, que combina o melhor do rock and roll com informações sobre esse universo, apresentado por Paulo Cesar “PC” Toledo.
Às segundas–feiras, Fernando Cardoso e Paulo Leite estão à frente do Conecta Mente, programa de entrevistas com empreendedores nacionais para falar de inovação e tendências do varejo. E tem também O Conexão CDL FM, apresentado por Robert Andare, com as últimas notícias da manhã, novidades do mundo cultural e a melhor playlist de BH.
Lista completa de programas
- O novo sempre vem: domingos, de 18h às 20h;
- Conecta Mente: segundas–feiras, de 20h às 20h30;
- Confraria especial: segunda e sexta–feira, de 8h às 10h; sábados, de 15h às 18h e de 21h a 0h; domingos, de 9h às 12h e de 15h às 18h;
- Rádio Café: segunda a sexta–feira, de 6h às 8h;
- Conexão CDL FM: segunda a sexta–feira, de 10h às 14h;
- De Carona: segunda a sexta–feira, de 17h às 19h;
- Old is Cool: segunda a sexta–feira e aos domingos, de 23h a 0h;
- Sextou com Fabiana Arreguy: sextas–feiras, de 18h às 19h;
- Café com Rock: quartas–feiras, de 21h às 23h; e sábados, de 10h às 21h;
- Old is Cool: sábados e domingos, de 6h às 8h;
- Hora Brasil: sábados e domingos, de 8h às 9h.
“A ideia é sempre não ser uma rádio cansativa. Graças a Deus a gente tem uma rádio muito bem aceita pelo público de Belo Horizonte. Então nós conseguimos fazer uma programação cultural e informação na medida certa, quer dizer, é uma rádio que não é cansativa, mas que traz informação e cultura para os nossos ouvintes”, afirma João Victor, presidente da CDL FM.
