A ciência é uma grande transformadora da sociedade e também pode ser fonte de empreendedorismo. Quem prova isso é a cientista mineira que está fazendo a diferença no mercado de autocuidado, Jackeline Alecrim. Ela foi a convidada do Conecta Mente dessa segunda–feira (16/6), em que falou sobre sua jornada profissional.
A cientista é de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, e foi uma das primeiras de sua família a cursar o ensino superior. Depois de formada, a mineira entendeu que tinha a missão de gerar oporunidades para outras pessoas, enxergando a realidade de sua região.
“Muitas vezes, a gente vê no Brasil que a pessoa acumula títulos e títulos, mas não consegue se movimentar ou não consegue ter apoio para levar aquilo para o mercado em forma de produto ou serviço, ou de oportunidade para outras pessoas”, disse Jackeline.
Desenvolvimento do Caffeines Therapy
A cientista foi professora universitária durante alguns anos e decidiu desenvolver uma pesquisa com recursos próprios. “Perguntei para a direção se eu podia usar o espaço do laboratório para desenvolver pesquisa científica para, com o objetivo muito claro, de levar produtos para o mercado”.
“Eu já tinha uma vocação para vendas que eu aprendi na feira livre, Capelinha tem uma história de feira que vende produtos feitos lá na roça. Então, eu trabalhava numa banca todo sábado, vendendo acessórios para cabelo quando eu era jovem. Então, acredito que venda é entender de pessoas”.
Aliando o conhecimento científico com a aptidão para vendas, a mineira lançou o shampoo antiqueda Caffeines Therapy. “Virou um dos produtos nacionais de maior repercussão, porque é um item de uso tópico, que você usa no banho, é derivado de um extrato biotecnológico de café”, contou.
“Nos testes exigidos pela Anvisa, ele apresentou uma eficácia espetacular, com resultado muito seguro, rápido e efetivo, e isso abriu a minha mente para abrir um negócio e fazer disso realmente um formato de trabalho”.
Jackeline contou que seu olhar para o empreendedorismo tem como objetivo cobrir as lacunas do mercado e dar oportunidade para que mulheres empreendam. “Para que mulheres participem desse processo também de construção de uma marca, não como meras espectadoras”, completou.
Criatividade da cidade pequena
Vinda de uma cidade pequena de Minas Gerais, os saberes tradicionais compartilhados na região impactam o trabalho da cientista. “Eu acredito que contribuiu abundantemente, porque isso ativou em mim, e ativa lá em nós, a criatividade que é, muitas vezes, pela dificuldade”.
“Tem lá na nossa família pessoas que faziam com as plantas terapias maravilhosas, que foram carregadas de geração em geração. E eu acho que nós cientistas temos, mais do que um olhar crítico, um olhar de investigação e de modular aquilo para deixar mais seguro e transformar em feitos que sejam realmente mais adequados”.
Os produtos da mineira já chegaram a cerca de 21 países, abrangendo necessidades globais. Segundo Jackeline, a queda capilar ou a necessidade de cuidado íntimo muda de nacionalidade, mas continua sendo a mesma. “O ser humano tem esses comportamentos globais”, afirmou a cientista.
Jackeline contou que o diferencial é ouvir o mercado utilizando a internet como ferramenta, principalmente o YouTube. “No mercado da beleza e da saúde, mais ligada a essa questão estética, a gente busca isso porque ali você entende o comportamento”.
“Você observa que, lá nos Estados Unidos, as influenciadoras estão discutindo um ativo tal, usado lá na cozinha da casa delas. E você reflete: o que daquilo a gente consegue extrair como uma necessidade daquele mercado? Então, acho que é usar a internet ao nosso favor e realmente ouvir com essa percepção”.
Como surgem as ideias
A ideia de um produto para queda de cabelo surgiu em 2013, quando a cientista pesquisou qual era a busca mais realizada no mercado da beleza. Segundo ela, o homem tem mais calvície, e a mulher, queda excessiva. “Vim ali extraindo ativos do café, isolando ativos que fossem ideais para isso e desenvolvi a primeira solução”.
Jackeline disse perceber uma diferença no cuidado relacionado às mulheres, já que elas são bombardeadas por produtos para cuidados faciais e capilares, enquanto para a região íntima existe uma negligência.
“Para o mercado de cuidado íntimo, tendo todos esses anos lidado com esse mercado, é a percepção de que as mulheres são bombardeadas por produtos para cuidado facial, capilar, mas que [a região íntima [é] uma das áreas de maior importância, inclusive do ponto de vista de saúde”.
Diante disso, Jackeline viu a oportunidade de solucionar esse ponto, “inclusive por ser mulher e por lidar com uma comunidade feminina muito grande”. No restante do bate–papo, Jackeline Alecrim falou sobre seu posicionamento estratégico, vendas na internet e o impacto social na autoestima das mulheres.
O episódio completo está disponível no nosso Spotify e no canal de YouTube da Multiprosa. Acompanhe trechos da conversa nas redes sociais.