Um personagem que atravessa gerações, o Snoopy, da Turma do Charlie Brown, é um sucesso global no impresso, na TV e em produtos licenciados. Nessa segunda–feira (13), o Conecta Mente reprisou o episódio com Celso Rafael, diretor de negócios da Lotus Global Marketing Brasil, licenciadora da marca Snoopy no Brasil.
O quadrinista Charles M. Schulz introduziu ao mundo o universo de Snoopy nos anos 1950. O cachorro branco com as orelhas pretas faz parte de um grupo de personagens considerados clássicos. “Qual é a diferença de um personagem clássic para qualquer outro personagem? É quando ele tem apelo, quando ele é multigeracional”, explicou Celso.
“Quando a marca começou a crescer, sair dos quadrinhos e ir para outros negócios além das tirinhas de jornal da época, o criador, Charles Schulz falava que manter o personagem simples é o segredo. Então, na verdade, o Snoopy e a turma dos personagens são simples, eles têm forte apelo, ou seja, forte vínculo emocional com os consumidores”.
O diretor de negócios mencionou o desafio que as marcas antigas enfrentam ao entrar no mundo digital, e contou qual é a fórmula adotada pela licenciadora do Snoopy. “É super importante mencionar que o que nós chamamos de DNA da marca, ou seja, o que ela traz como valores, isso tem que ser preservado”.
“A parte do Snoopy, por exemplo, é a questão da amizade que ele tem com os personagens. Esse tipo de valor positivo vai estar sempre presente nos conteúdos atuais”, afirmou Celso.
“Nós fizemos uma ativação grande na CCXP, apresentamos o Snoopy Astronauta, e quando a gente fala de CCXP, num primeiro momento o pessoal imagina que é um público que busca só os animes. E nós percebemos que o Snoopy tem um impacto tão grande por causa desses valores”.
Celso apontou que a equipe costuma achar que precisa ir além, mas acabam percebendo que o melhor caminho é preservar os valores do personagem. “E esses valores sadios estão mais atuais do que nunca, funcionam super bem, e é isso que faz com que a marca continue forte e sendo demandada”.
No Brasil, o Snoopy está em várias linhas de produtos, de alimentos a brinquedos, confecção, papelaria, produtos de higiene e promoções. “É praticamente ilimitado o que nós podemos fazer com a marca. A gente já cobre hoje, com o que nós temos, mais de 40 licenciados aqui no Brasil”, disse o diretor de negócios.
“No mundo, só para se ter uma ideia, a marca tem mais de 300 parceiros. Hoje, a principal área de negócios para o Snoopy é a Ásia. No Japão, na Coreia e na China, o personagem tem uma penetração impressionante. Nós aqui, na América Latina, estamos super bem ranqueados com relação aos resultados”, afirmou Celso.
O diretor de negócios seguiu falando do trabalho desenvolvido com o público infantil, e sobre as estratégias de marketing adotadas pela licenciadora do Snoopy no Brasil. A entrevista na íntegra já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça abaixo: