Além dos desafios constantes da rotina, há uma dificuldade que afeta desde empreendedores até os empresários mais consolidados: a falta de tempo para investir em capacitação de qualidade. Pensando nisso, o Sebrae trouxe com exclusividade para o Brasil o Empretec, principal programa de formação para empreendedores do mundo.
O Conecta Mente dessa semana recebeu a técnica do Sebrae Meyre Ribeiro para contar todos os detalhes do projeto, que foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e qualifica empreendedores de 40 países.
Meyre conta qual é o diferencial do Empretec, que se configura como um seminário intensivo, e fala sobre as dez dicas de ouro para empreendedores que são trabalhadas ao longo da formação. Ao todo, são 60 horas de capacitação, divididas em seis dias de treinamento imersivo.
“O Empretec é um treinamento comportamental em que as pessoas são estimuladas a trabalhar as dez características empreendedoras dos empreendedores de sucesso, que ajudam a transformar o negócio dela e a vida dela como um todo. Então, as pessoas são estimuladas a gerir melhor o negócio delas depois que elas identificam seu potencial e desenvolvem as características empreendedoras”, explica a técnica.
As 10 características no Empretec
Ao longo dos seis dias de capacitação do Empretec, os empreendedores aprendem a se orientar por meio de características que ajudam a alavancar o negócio. “São divididas em três grupos: o grupo da realização, o grupo do planejamento e o grupo do poder”, explica a técnica do Sebrae.
Mas como isso é aplicado na prática? “A gente trabalha a pessoa de dentro para fora, então a pessoa entender onde ela está naquele comportamento, qual é o nível dela em relação àquele comportamento. Para ela participar, ela passa por uma pré-seleção de uma entrevista que é feita por uma inteligência artificial, que vai identificar se ela está no melhor momento ou não. Se ela estiver apta, ela participa e ali ela já recebe um mapeamento sobre qual é o grau dela em cada característica”, responde Meyre.
A partir daí, os selecionados para a qualificação do Empretec vão passar por atividades imersivas para desenvolver melhor as dez características empreendedoras. São elas:
- Busca de oportunidade e iniciativa
- Correr riscos calculados
- Exigência de qualidade e eficiência
- Persistência
- Comprometimento
- Busca de informações
- Estabelecimento de metas
- Planejamento e monitoramento sistemático
- Persuasão e rede de contato
- Independência e autoconfiança
No Conecta Mente, Meyre conta casos de grandes empresas que evidenciam a importância de treinamentos qualificados para os empreendedores de todos os níveis e fala com mais detalhes sobre cada uma das características empreendedoras e como elas podem ser desenvolvidas para otimizar os resultados nos negócios.
Quer saber mais? O episódio completo já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça na íntegra abaixo: