05/04/2024
Redação: Reprodução
Imagem: Pablo Bernardes
Considerada uma das obras-primas da maturidade de William Shakespeare, “Rei Lear” foi o ponto de partida para o desenvolvimento da dramaturgia do mais novo espetáculo protagonizado pelo ator, diretor, escritor, roteirista e produtor, Adyr Assumpção. O solo “Leão Rosário” está em cartaz, no Teatro II, do CCBB BH, onde pode ser conferido até 22 de abril. As apresentações ocorrem de sexta a segunda, sempre às 19h. A peça, que também teve como inspiração as criações do artista visual sergipano Arthur Bispo do Rosário, responsável pela produção de um acervo composto por mais de 800 obras com reconhecimento nacional e internacional, aborda temas como o tempo, a morte, a velhice, o poder, o engano e a razão. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia), e podem ser adquiridos no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB.
“Leão Rosário” é uma tragédia teatral cuja história se passa em uma África atemporal e mescla elementos de diversos povos, países e reinos africanos para formar o Reino de Oió, Ifé e Benguela, na costa atlântica da África, lugar de origem de milhões de brasileiros. A trama tem início quando o velho rei decide dividir seu vasto império entre suas filhas, deixando a maior parte para aquela que mais o ama e, por vaidade, toma uma decisão insensata com trágicas consequências.
A obra “Rei Lear”, na qual a montagem foi inspirada, reflete, entre outros aspectos, sobre o envelhecimento. Ao ser associada à personalidade de Bispo do Rosário, traz para mais próximo as questões dos mais velhos na nossa sociedade, a nossa memória africana, as heranças simbólicas, a criatividade e principalmente os limites da sanidade. A construção do espetáculo tem ainda como referência os dramaturgos Wole Soyinka e Abdias do Nascimento que, partindo das estruturas canônicas da tragédia, recriaram no teatro aspectos determinantes da cultura de suas sociedades, tanto na África, quanto no Brasil.
“Minha estreia no teatro foi interpretando o personagem Puck na peça Sonho de uma Noite de Verão. Ao longo de toda a minha carreira já flertei muito com a obra de Shakespeare. Então, é muito representativo para mim celebrar 50 anos de atuação com uma obra que teve como inspiração um de seus textos mais emblemáticos. Apesar de não ser uma versão de sua obra, o espírito shakespeariano está presente, ao lado de diversas outras referências importantes para a minha trajetória como artista”, destaca Adyr Assumpção.
O mote para a criação da dramaturgia se confunde com a própria trajetória do artista. Inicialmente pensada como um musical, a ideia acabou se transformando para dar vazão a uma história que mistura a potência dos universos de Rei Lear e de Arthur Bispo do Rosário, personagem que Assumpção teve a oportunidade de conhecer e de conviver durante os anos 80, no período em que fez parte do coro do Teatro Oficina, de Zé Celso Martinez Corrêa, na época de sua reabertura, com o retorno de Zé Celso do exílio.
A dramaturgia proposta para “Leão Rosário” tem como foco apresentar temas centrais que exploram pautas de inclusão, promovendo reflexões sobre temas considerados urgentes e necessários há várias décadas, envolvendo questões políticas, raciais e ideológicas. “Apesar de tratar de temas que são muito duros, ele consegue ser muito afetuoso com o público”, destaca Adyr.
“Leão Rosário” conta com um time de peso. A direção é assinada por Eduardo Moreira, direção musical de Ernani Maletta, cenografia de Jorge dos Anjos, Lúcio Ventania e Eliezer Sampaio, trilha sonora original de Heberte Almeida e preparação corporal de Camilo Gan.