11/03/2024
Redação: Lucas Rage
Imagem: Antonio Cruz
O Brasil pode assumir, em 2025, a produção de doses da Qdenga, vacina contra a Dengue criada pelo laboratório japonês Takeda Farma.
Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a produção nacional da Qdenga chega graças a uma parceria de desenvolvimento produtivo entre a Takeda e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Nísia ressaltou que, junto com esse acordo da Fiocruz, será feito um levantamento da capacidade nacional para ampliar a produção do imunizante. A previsão é de que sejam firmadas parcerias com laboratórios privados. “Falando não só de laboratório público, como a Fiocruz, mas de laboratórios privados, que possam contribuir para a ampliação”, disse. “Continuamos no movimento já anunciado, mas com um acordo a ser em breve firmado e também divulgado com detalhes,” completou.
Butantan
Durante a coletiva, Nísia disse que a pasta também acompanha o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue pelo Instituto Butantan. O imunizante está em fase final de ensaios clínicos – em junho, o último paciente voluntário a receber a dose experimental completa cinco anos de acompanhamento. A previsão é que, ainda este ano, o pedido de registro seja submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).