19/02/2024
Redação: João Henrique do Vale
Imagem: Fábio Marchetto
A disparada de casos das arboviroses em Minas Gerais levou 48 municípios a decretar situação de emergência. Os dados foram atualizados nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG).
Segundo a pasta, o Decreto de Emergência autoriza a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção da epidemia. Entre as ações, está aquisição pública de insumos e materiais, e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial.
“Os municípios em situação de emergência ou calamidade pública poderão utilizar a contratação de pessoal, por tempo determinado, para atender à necessidade de excepcional interesse público, conforme previsto na legislação pertinente”, explicou a pasta.
Do total de municípios em emergência, 12 estão localizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre elas, a capital. Outras 16 ficam na Região Central de Minas. Destaque também para a Região do Rio Doce, que tem seis municípios nesta situação.
Veja as cidades que decretaram emergência
Monte Belo
Belo Horizonte
Contagem
Crucilândia
Juatuba
Mateus Leme
Mariana
Lagoa Santa
Vespasiano
São José da Lapa
Matozinhos
Brumadinho
Santa Luzia
Ipatinga
Inhapim
Mesquita
Dom Cavati
Santana do Paraíso
Timóteo
Barão de Cocais
Itabira
João Monlevade
Patis
Bocaiúva
Glaucilândia
Passos
Ibiaí
Lassance
Ponto Chique
Raul Soares
São José do Alegre
Araçaí
Baldim
Capim Branco
Curvelo
Felixlândia
Inimutaba
Jequitibá
Papagaios
Paraopeba
Santana de Pirapama
Sete Lagoas
Pedrinópolis
Chapada Gaúcha
Varginha