17/07/23
Redação: PBH/ Divulgação
Imagem: Bianca Sanches/ Divulgação
Por meio da dança, o espetáculo “Outras de Nós” utiliza a expressão artística para abordar o universo feminino, estabelecendo um diálogo com a realidade das mulheres que vivem em situação de privação da liberdade e cujos corpos ressoam múltiplas vozes. A apresentação integra o projeto “Terça da Dança”, desenvolvido pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte – CRDança BH, e acontece no Teatro Marília nesta terça-feira (18), às 19h. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos no site Sympla ou na bilheteria do teatro a partir de duas horas antes da apresentação. O espetáculo conta com um intérprete de Libras e recurso de audiodescrição instantânea, possibilitando ao público igualdade de acesso. A programação completa dos teatros municipais pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.
O espetáculo “Outras de Nós” é realizado pela Ananda Cia de Dança Contemporânea, com montagem idealizada e dirigida por Anamaria Fernandes. O Teatro Marília recebe a última apresentação da temporada, que já passou pela Funarte MG, pelo Centro Cultural Zilah Spósito e pelo Centro Cultural Pampulha. Em cena, as dançarinas Duna Dias e Beatriz Nobel trazem experiências e realidades a partir de um processo de pesquisa intenso, que entrelaça vozes de diferentes mulheres através da dança.
A criação se iniciou por meio de uma interlocução com um trabalho realizado por Anamaria Fernandes no Setor Psicológico Penitenciário de Mulheres da cidade de Rennes, na França. “Outras de Nós” dá continuidade a este processo, perpassando a experiência do cárcere e o sentimento das mulheres em privação de liberdade e dialogando com outros elementos que compartilham a temática do feminino. Nos corpos das dançarinas, ressoam vozes múltiplas que se cruzam e se engendram como fios de uma teia: um trabalho que entrelaça gritos e segredos, filetes íntimos e protestos. O espetáculo “Outras de Nós” perpassa diferentes temporalidades, espaços e realidades, e convida o espectador a refletir sobre empatia e sororidade.
Ananda Cia de Dança Contemporânea
A Cia. Ananda foi fundada em 2017 pela dançarina e coreógrafa Anamaria Fernandes, juntamente com 20 outros artistas. Foi projeto de extensão da UFMG até o ano de 2020. Desde 2021, a Cia. Ananda se configura como um coletivo de artistas que promove múltiplas atividades, entre espetáculos de dança contemporânea, oficinas temáticas, formações, palestras e criações de filmes. Todas essas ações compartilham uma abordagem artística comum: a estética da diferença e da diversidade.
Projeto Terça da Dança
O Terça da Dança apresenta artistas independentes e grupos profissionais, oferecendo uma programação contínua, composta por apresentações artísticas, ações formativas e reflexivas. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em curso desde 2019, desenvolvida pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte – CRDança BH, no Teatro Marília. Acontece sempre às terças-feiras, às 19h.