22/11/2023
Redação: Júnior de Castro
Imagem: Agência Brasil
A 13° edição da Black Friday no Brasil será realizada no dia 24 de novembro. Uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) mostrou que os consumidores estão dispostas a investir cerca de R$ 1,6 mil na data. Esse valor é explicado pelo tíquete médio de R$ 796,43 e a expectativa de que cada consumidor adquira, pelo menos, dois produtos.
Planejamento financeiro
Para se planejar financeiramente para a Black Friday, a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, destaca que é preciso avaliar alguns pontos: registrar os gastos dos meses anteriores para entender quais serão as despesas dos meses seguintes. Também é importante incluir nesta listagem as despesas futuras como IPVA, material escolar, viagens de férias e compras de Natal.
“O ideal é que o consumidor tenha separado uma quantia exclusiva para a Black Friday e não prejudique as contas. O dinheiro investido na data deve estar no orçamento deste ano para quem vai pagar à vista. Para os que vão parcelar, é fundamental que o valor das parcelas não afete mais que 10% do rendimento mensal”, aconselha Ana Paula.