O otimismo dos lojistas para as vendas em torno do Dia das Crianças deve ser confirmado, já que 62% dos consumidores da capital afirmam que vão realizar compras para a data. Os dados de pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), realizada entre os dias 11 e 18 de agosto com clientes da capital, revelam também que, desse total que irá presentear, 94,3% ainda não realizaram as compras. O que mostra uma chance de crescimento das vendas nas próximas semanas. “Tradicionalmente o brasileiro realiza as compras próximo às datas comemorativas. Além disso, o pagamento dos salários será feito dias antes da celebração, o que, certamente, deve incrementar as vendas”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Os consumidores entrevistados projetam um gasto médio de R$113,28, por presente. O valor representa um aumento de 21,87% em comparação a 2021, quando o investimento foi de R$ 92,25, por item adquirido. Neste ano, a previsão é de que os clientes comprem até dois presentes, totalizando um desembolso de R$ 226,56
Principais presentes
A intenção de compra dos belo-horizontinos é similar à dos lojistas. Os presentes mais citados pelos entrevistados foram:
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Brinquedos: 46,2%
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Roupas: 35,4%
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Calçados: 14,6%
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Produtos alimentícios: 11,4%
Pagamento à vista
“Notamos que os consumidores estão mais cautelosos e evitando dívidas. Nas últimas datas comemorativas, por exemplo, o pagamento à vista foi escolhido pela maior parte. No Dia das Crianças esse comportamento deve continuar”, adianta o presidente da CDL/BH. A fala do dirigente é reforçada pela pesquisa, que mostra que 79% dos entrevistados disseram que vão pagar as compras à vista. Os pagamentos via cartão de crédito representam 21% e, em média, serão divididos em até três parcelas.
As formas de pagamento escolhidas pelos entrevistados serão:
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Cartão de débito: 22,3%
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À vista cartão de crédito: 21,7%
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Dinheiro: 18,5%
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Parcelado no cartão de crédito: 18,5%
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PIX: 14,6%
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Parcelado cartão da loja: 2,5%
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À vista no cheque: 1,3%
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À vista cartão da loja: 0,6%
Compras em lojas físicas
As compras em lojas físicas são a preferência de 67,9% dos consumidores entrevistados. Na comparação com o ano anterior, os dados revelam um crescimento de quase 14% (59,5%). Já em relação às vendas pelo comércio eletrônico, observou-se uma queda de 20,7% em relação a 2021 (40,5%), registrando a preferência de 32,1% neste ano.
“Em 2021, a COVID-19 impulsionou as vendas online.Com o controle da pandemia, os consumidores estão retomando o hábito de realizar as compras via loja física”, analisa Marcelo de Souza e Silva.
Pesquisa de preços
De acordo com o levantamento, 70% dos consumidores afirmam pesquisar o preço dos produtos antes de efetuarem as compras. Além disso, os entrevistados pontuaram que os principais atrativos para fechar um negócio são:
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Bom atendimento: 64,2%
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Agilidade no atendimento: 39,8%
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Educação e cortesia dos vendedores: 21,6%
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Qualidade do produto: 17,6%
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Localização: 17%
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Credibilidade da loja: 11,9%
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Ambiente agradável e formas de pagamento: 10,2%
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Sorteios: 4,5%
Em relação aos fatores que influenciam a escolha do presente, os entrevistados citaram a vontade da pessoa a ser presenteada (33,1%), desconto, promoção e preço (29,7%), necessidade do presenteado (21,1%) e qualidade do produto (16%).
Comemoração
A maioria dos consumidores (70%) não deve celebrar a data além da compra do presente. Dentre os que afirmam que irão comemorar, as principais atividades apontadas foram almoço em casa (8,2%), lanchar fora (6,3%), ida ao parque (4,4%), passeio no Zoológico (3,2%), cinema (2,5%), almoço em restaurante (2,5%). Jantar em restaurante, viagem, passeio em museu e shopping aparecem empatados com 0,6%.
Os consumidores entrevistados projetam um gasto médio de R$144,90 em relação a outro tipo de comemoração.