A 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes está marcada para ocorrer entre os dias 24 de janeiro e 1° de fevereiro de 2025, de forma gratuita. Cineastas, críticos, atores e o público amante das artes audiovisuais vão tomar conta das históricas ruas da cidade, na região Central de Minas Gerais. com o tema “Que cinema é esse?”.
Além de ser um importante atrativo turístico para o município, a mostra oferecerá uma seleção de 100 filmes de diversos gêneros e temáticas. Entre eles, curtas e longas–metragens, documentários e animações disputam os prêmios do evento, enquanto o público tem a oportunidade de conhecer o trabalho de novos talentos e de grandes nomes do cinema brasileiro.
O evento também oferece uma série de atividades paralelas, como workshops, debates, oficinas, Cortejo da Arte, Mostrinha de Cinema e shows. A mostra propicia um ambiente de negócios, fomenta parcerias profissionais, de inovação e tendências e promove a interação crítica no cinema.
Plataforma de lançamento do cinema
“A Mostra Tiradentes mantém sua essência como plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo e como espaço de inovações e inquietações na cinematografia nacional, discussões sobre as políticas públicas no audiovisual”, afirmou a coordenadora geral da mostra, Raquel Hallak.
O objetivo da temática “Que cinema é esse?” é indagar em que ponto está a produção do cinema que aposta no processo criativo. “É preciso que o cinema brasileiro se arrisque a fazer perguntas novas, se arrisque a sair do já conhecido, seja na criação dos filmes, na elaboração das políticas públicas e estruturais do setor”, disse o coordenador curatorial do evento, Francis Vogner dos Reis.
“O cinema não é ‘o’ cinema, mas ‘os’ cinemas, compostos por uma dinâmica povoada de olhares, práticas e ideias contrastantes. É necessário preservar e restaurar filmes, fazer pesquisa e crítica, programar obras e formar novos públicos. Tudo isso faz parte do ato de ‘fazer cinema'”, afirmou o curador.
Além de trabalhar a temática citada, a Mostra Tiradentes vai homenagear a atriz Bruna Linzmeyer, dando destaque à versatilidade de sua carreira, que transita entre o cinema independente e produções televisivas de grande alcance. A artista iniciou sua trajetória aos 16 anos, quando se mudou para São Paulo para estudar teatro.
A atriz marcará presença no evento, que promoverá a exibição de títulos em que ela atua. O público poderá assistir tanto presencialmente quanto on-line “O Vento Frio que a Chuva Traz”, “Baby”, “Uma Paciência Selvagem me Trouxe até Aqui”, “Se Eu tô Aqui é por Mistério” e “Alfazema”.
Mostra de Cinema de Tiradentes
Data: 24 de janeiro a 1º de fevereiro
Local: Cine–Praça (Largo das Fôrras), Cine–Tenda (Centro Cultural Yves Alves) e Cine–Tenda (Praça da Rodoviária)
Programação gratuita