Você sabe de onde vêm os móveis e objetos da sua casa? Sabe quem os criou ou como foram feitos? Eu estava fazendo uma longa pesquisa sobre cópia, releitura e inspiração no design de móveis e peças para casa e acabei encontrando uma matéria da Casa Vogue sobre o assunto cópia, que começava com essas perguntas que eu acabei de fazer.
Você já parou para pensar que pode ter comprado uma réplica de algum design assinado, sem sequer imaginar que está sendo cúmplice de uma fraude? A cópia é um problema sério na indústria do design mundial, atinge indistintamente tanto designers jovens quanto consagrados, produtos vintage ou atuais e fabricados industrial ou artesanalmente.
Nós vamos falar mais sobre esse assunto esta semana e eu já começo com uma historinha que eu vivi recentemente. Eu fui a uma casa muito bacana e na sala vi uma poltrona Charles Eames Lounge Chair, que você pode não saber o nome, mas pode já ter visto por aí.
Estava na cara que não era original e eu fiquei me perguntando porque raios em uma sala tão bonita os donos preferiram usar uma cópia do que é uma outra poltrona autêntica. Eu acho que foi por pura falta de informação.
Por isso, durante esses dias, nós vamos jogar luz no assunto cópias. A propósito, a sala que tinha tal cadeira ficaria muito mais bonita com uma peça garimpada de algum novo talento do design brasileiro, algo autêntico e com muito mais personalidade.