Apenas um vinho brasileiro ficou entre os 18 melhores Chardonnays do mundo, eleitos na França, neste mês de março, no concurso Chardonnay du Monde, realizado na região da Borgonha entre os dias 11 e 13. A competição, que está na 32ª edição, contou com 200 juízes do mundo todo para avaliar 500 amostras de 34 países.
É um concurso que preza pelo padrão de excelência e qualidade. Dividido entre medalhas de ouro e prata, o Chardonnay de Monde conta ainda com a categoria “Top 10”, que elege os dez melhores entre todos os vinhos do concurso. Este ano, aconteceu um fato inusitado, 18 vinhos formaram o “Top 10”, uma vez que alcançaram notas iguais.
Voltando então ao início, apenas um vinho brasileiro chegou ao top 10 e foi o Jolimont Chardonnay Reserva 2023, da vinícola de Jolimont, localizada em Canela, Rio Grande do Sul. Apesar de não chegarem ao top 10, dois outros Chardonnay brasileiros conquistaram medalhas de ouro, o Blanc de Blanc Nature, da vinícola Garibaldi e o Gazzaro Gran Reserva Safra 220, da vinícola Gazaro, também da Serra Gaúcha.
Foram premiados com medalha de prata, os Chardonnays brasileiros, Amitié Oak Barrel Safra 2022, Shard, da vinícola Uva, de Chapada Diamantina, na Bahia, novamente o Gazzaro Gran Reserva, só que da Safra 2021 e o Pinto Bandeira. IR Safra 2022, da vinícola Aurora.